O evangelho do consenso

Como avisou Cavaco Silva, os portugueses serão avisados por ele próprio, e não pelos jornais, da decisão sobre o futuro Governo. Mas estamos em condições de adiantar que a solução será mesmo revolucionária: todos os partidos a governar ao mesmo tempo. Acabou-se o arco, viva o círculo da governação.

Foto

Ainda o Presidente da República estava a distribuir as batatas quentes na mesa, com aquele sorriso alegre e franco, e já Pedro Passos Coelho pedia a palavra. O ambiente era distendido. Uma luz abençoada entrava pelas janelas da sala de cear de Belém. “É com imenso gosto que saúdo os nossos irmãos do PS nesta terceira reunião. Já nas outras duas demos excelentes passos na procura mútua de uma solução de consenso que dê aos portugueses aquilo que eles mais anseiam. Escusam alguns de continuar a fazer de conta ou a simular que não estamos a avançar muito. Graças ao esforço da Coligação PàF e principalmente da boa-fé do dr. António Costa e dos seus parceiros mais à esquerda, Portugal poderá em breve quebrar um ciclo negativo que durou anos, consolidar as suas contas públicas, e oferecer ao povo o desenvolvimento e a justiça económica e social que tanto merece.”

António Costa agradeceu com uma vénia e lembrou que tudo o que o PS fez nas últimas semanas — desde o resultado inequívoco das eleições, com a vitória da coligação de direita, que só por azar não atingiu a maioria absoluta, frisou o líder do PS — “foi graças ao enorme esforço de diálogo construtivo de Pedro Passos Coelho e do seu colega Paulo Portas”. O líder do PS acrescentou que na PàF tudo fizeram para que as reuniões “fossem conclusivas e produtivas” e elogiou a brevidade das respostas a todas as dúvidas exageradas que o PS tivera acerca do programa eleitoral do Governo de direita, não por esse programa ser demasiado vago, mas com certeza porque este “é tão rico que algum do seu valioso conteúdo não foi imediatamente assimilável pelo povo de esquerda”.

Dito isto, e num gesto que a todos comoveu, António Costa e Pedro Passos Coelho trocaram de óculos e ficaram ainda a ver-se melhor um ao outro.

Cavaco Silva elogiou este espírito de concórdia e passou a palavra a Catarina Martins, que, lembrando o seu passado nas artes do teatro, elogiou “a bela voz de barítono do Pedro [Passos Coelho], que terá encontrado no Paulo [Portas] o desejado contraponto”, sem esquecer o esforço dos dois estadistas na implementação do tratado orçamental e na “prossecução de uma política de emprego e de justiça social que todos reconhecemos no quadro de uma União Europeia responsável e solidária”.

Paulo Portas levantou então um dedinho e retribuiu o cumprimento ao Bloco de Esquerda, que descreveu como “um partido maior em deputados do que o nosso e politicamente inatacável, tal como o actual PS, disse o responsável do CDS. “Catarina [Martins], vejo em ti e nos teus colegas bloquistas os futuros pilares de um governo estável e revolucionário em que todos os cidadãos da Europa, ricos e pobres, mas principalmente os ricos, poderão confiar. Estou empolgado com a actual situação política e permitam-me que estenda esta minha alegria a Jerónimo de Sousa, aqui sentado à minha direita.”

Jerónimo de Sousa levantou-se então e, tratando António Costa por “amigo” e Passos Coelho e Portas por “queridos camaradas”, fez um apanhado das vantagens da integração europeia e do euro, num quadro de concórdia social e crescimento económico em que o PCP e os seus colegas dos Verdes e do Bloco tinham a honra de pela primeira vez participar, a bem de Portugal. “O diálogo mútuo é um exemplo para o mundo ocidental, bem-hajam.” Paulo Portas levantou outro dedinho e pediu “sinceras desculpas” por, no passado, ter sido um partido “acerrimamente contra a União Europeia e a moeda única, não sei onde é que eu tinha a cabeça”. Mas “já me passou o delírio”, acrescentou Portas. “Agradeço ao PS, ao Bloco e à CDU deixarem-me agora participar neste novo arco da governação ou, melhor, neste círculo da governação.”

Nesse momento bateram à porta e era uma tal de Maria de Belém que vinha apresentar a sua candidatura à Presidência da República, mas ninguém a ouviu e ela foi-se embora sem cear.

Logo a seguir, bateram à porta e era um tal de Rui Rio, que vinha apresentar a sua não-candidatura à Presidência da República, mas ninguém o ouviu e foi-se embora sem cear.

Bateu ainda à porta um tal de Marcelo Rebelo de Sousa, que pediu para comentar a reunião, porque estava com saudades disso, mas também se foi embora sem comer.

Porque o que estava à frente de tudo, dentro da linda irmandade, era o futuro do país. Cavaco Silva pediu então a todos os grupos parlamentares que partilhassem e comessem as “batatas ainda quentes” e todos riram. Antes, juntaram as mãos e juraram fidelidade à Constituição e ao Eurogrupo.  Pedro Passos Coelho e António Costa deram um abraço caloroso e tiraram uma selfie que logo enviaram para os jornais ingleses e alemães, para a City de Londres, para Wall Street em Nova Iorque, para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e para António José Seguro, lá onde quer que ele viva agora.

O Presidente da República levou as mãos ao alto e agradeceu ao céu a criação do Bloco Total Esquerda-Direita que irá governar Portugal nos próximos quatro anos.

Nesta distracção, entrou um homem que ninguém conhecia.

— Quem é o senhor?

— Sou o deputado do PAN. Esqueceram-se de mim? Escorraçam-me do poder como a um cão? Ai o meu canário. Eu voto contra.

E afinal não houve consenso e a política portuguesa voltou a ser um saco de gatos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários