Flávio Moreira
Foto
Flávio Moreira

Silo Auto reúne nomes fortes da arquitectura no Porto

A 10 e 11 de Julho, o sexto piso do Silo Auto, no Porto, recebe o primeiro ARCHI Summit em Portugal, um evento internacional que vai reunir nomes nacionais e estrangeiros do mundo da arquitectura

Para aproveitar as comemorações do Dia Nacional do Arquitecto, a Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte (OASRN) organizou, para 10 e 11 de julho, o primeiro ARCHI Summit no país. Este evento internacional, que se debruça sobre várias questões relativas à indústria da Arquitectura, vai decorrer no sexto piso do Silo Auto, no Porto.

Conferências, exposições, demonstrações de soluções para a construção, workshops técnicos, instalações artísticas, momentos culturais e de networking são algumas das atividades preparadas para os participantes (inscrições aqui), grupo onde estão incluídos vários nomes nacionais e internacionais da área, como Nuno Portas, Manuel Correia Fernandes, José Bernardo Távora, João Mendes Ribeiro, António Maroño Cal (Espanha), Josep Lluís Mateo (Espanha), Ernst-Ulrich Tillmanns (Alemanha) e Max Arrocet (Inglaterra).

A organização revela, em comunicado, as ideias que Pedro da Rocha Vinagreiro, arquitecto e responsável pela Comunicação e Cultura da OASRN, tem acerca do ARCHI Summit, que passam pela “intenção de debater os novos desafios da arquitectura portuguesa, pensar as estratégias para o futuro, trocar experiências, criar redes de colaboração e descobrir novos caminhos além fronteiras”.

Nesse contexto, Cláudia Costa Santos, afirma que “o objetivo é tornar este um evento anual, que crie uma nova abordagem para a arquitectura nacional”. Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, e Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, também vão participar no programa (em pdf) da iniciativa.