Discussão sobre enriquecimento ilícito adiada mais duas semanas

Deputados vão agora tentar chegar a um conjunto mais restrito de propostas em duas semanas, através de um grupo de trabalho.

Foto
Teresa Leal Coelho, deputada do PSD DANIEL ROCHA

Na reunião desta manhã da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, os deputados acordaram a criação de um grupo de trabalho para conseguir chegar a um entendimento no máximo nos próximos 15 dias.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na reunião desta manhã da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, os deputados acordaram a criação de um grupo de trabalho para conseguir chegar a um entendimento no máximo nos próximos 15 dias.

Teresa Leal Coelho, pelo PSD, e Jorge Lacão, pelo PS, envolveram-se numa troca de palavras em que o socialista dizia que parecia que o partido da maioria precisava de assessoria do PS para chegar a um texto final. A deputada social-democrata respondeu não pretender assessoria dos parlamentares de outros partidos – “muito menos do PS”, vincou.

“Queremos verificar o que é consensual. Até podem surgir vários projectos de lei” a partir da meia dúzia, de todos os partidos, que estão agora em cima da mesa para a discussão na especialidade, apontou a deputada. “Não se faz consenso só pelo consenso, até porque estamos há muito tempo a trabalhar nesta matéria”, acrescentou.

A ideia da criação do grupo de trabalho foi adiantada pelo socialista Jorge Lacão e, perante alguma renitência da social-democrata Teresa Leal Coelho, o presidente da comissão, Fernando Negrão, desvalorizou o nome formal dado ao grupo que vai procurar um entendimento e propôs que um deputado de cada partido se junte para nos próximos oito dias tentarem uma proposta de conjunto.

“Não vamos andar a mata-cavalos, peço desculpa pela expressão. Mais do que 15 dias não será”, afirmou, designando depois Teresa Leal Coelho como coordenadora. O grupo contará também com Jorge Lacão (PS), António Filipe (PCP), ficando o Bloco de indicar o representante e o CDS-PP de confirmar ou não Teresa Anjinho.

Teresa Leal Coelho mostrou-se esperançada no resultado do grupo de trabalho, adiantando que o PSD tem “soluções de consolidação [de diferentes propostas] já preparadas”, deixando no ar a ideia de que haverá abertura para negociar neste período de “trabalhos preparatórios de uma conciliação”, como lhes chamou.

A intenção é que o grupo de trabalho concerte propostas numa semana para que os textos sejam levados à comissão dentro de duas semanas para discussão e votação no mesmo dia.