Festival literário para todas as idades e a dois passos de Lisboa

Começa nesta terça-feira, na Lourinhã, a 4.ª edição do Livros a Oeste. Uma festa da escrita e da leitura que chega a centenas de alunos, mas também a quem já deixou a escola.

Foto
O festival aposta desde a 1.ª edição na descentralização regional e na relação intergerações Nelson Garrido

Durante cinco dias, escritores e outros profissionais do livro vão dar-se a conhecer a leitores que raras vezes têm oportunidade de com eles contactar directamente. Apesar de estarem a pouca distância de Lisboa.

O Futuro (começou ontem…) é o tema geral de um encontro que desde a 1.ª edição apostou na descentralização regional e na relação intergerações. “As actividades são pensadas para todos os escalões etários, dos alunos do 1.º ciclo à população sénior”, diz ao PÚBLICO João Morales, organizador do Livros a Oeste.

Mário Zambujal e Afonso Cruz são dois autores que participaram em todas as edições do festival e que este ano voltam a visitar a Lourinhã. Recordar o Futuro será o tema do reencontro destes escritores com os leitores da região, marcado para sábado às 16h no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, espaço preferencial das sessões para o grande público.

Alice Vieira é repetente e desta vez vai falar da sua poesia, em diálogo com Cláudia R. Sampaio e Vergílio Alberto Vieira (8 de Maio, 18h30), também no auditório.

Há estreantes de peso nesta edição, como Sérgio Godinho, Vera de Vilhena e Miguel Real. Este último irá conversar sobre filosofia com alunos do ensino secundário, na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na quarta-feira de manhã (11h30).

“Seis palavras contam uma história, um livro muda uma vida”, recorda o jornalista João Morales, ao invocar o tema maior desta iniciativa, que começou em 2012. “É a frase-assinatura do encontro.” São estas as seis palavras: “Beijas-me? E foram felizes para sempre.”

Para o primeiro dia desta edição (5 de Maio), estão programadas sessões que começam às 10h30, com o anúncio dos vencedores do Concurso de Contos dos Prémios Livros a Oeste, e terminam quando o público deixar, depois de assistir ao painel A Rir se Castigarão os Costumes, marcado para as 21h30, com Nuno Duarte, Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca.

Pelo meio, haverá também sessões de poesia musicada e oficinas de microficção e literatura breve, com Paulo Kellerman, na Biblioteca Municipal.

Há dois momentos de natureza bastante diferente, na quarta-feira, que João Morales quer assinalar para já: a apresentação inédita de livros de palavas cruzadas, da colecção Sabe Mais K os Teus Pais, de Sílvia Alves e Paulo Freixinho (10h30), e o encontro à noite (21h30) entre Maria Antónia Palla e Leonor Xavier: Mulheres, Memórias… e Muito Mais. “A memória viva de duas veteranas do jornalismo português. Duas inconformadas, com histórias de vida riquíssimas”, resume João Morales, que irá moderar a conversa entre ambas.

Destaque também para a presença de Luís Silva do Ó (autor de Bookstage, sobre o rock português dos anos 1980) e João Carlos Callixto (“o maior especialista em música portuguesa dos anos 1960 e 70”), na sexta-feira às 21h30.

Durante toda a semana, haverá uma feira do livro. Porque “um livro muda uma vida”.

Sugerir correcção
Comentar