Blur anunciam The Magic Whip, o primeiro álbum em 12 anos

Os britânicos anunciaram novo álbum, com 15 faixas, ao mesmo tempo que deram a conhecer o primeiro single. Um concerto já está marcado.

Fotogaleria
Imagem de promoção do novo álbum da banda Linda Brownlee
Os Blur no festival do Porto em 2013
Fotogaleria
Os Blur no festival do Porto em 2013 Paulo Pimenta

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira por Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree numa conferência de imprensa num restaurante chinês em Londres. Ao mesmo tempo, chegou ao YouTube o single Go Out.

Para Damon Albarn, The Magic Whip é um regresso ao princípio de tudo. Um regresso à forma como gravavam quando ainda não eram os gigantes da brit-pop. O estúdio onde gravaram The Magic Whip em Hong Kong era “claustrofóbico e quente”. “Trancámo-nos e disparámos ideias”, contou o vocalista da banda que não apresenta trabalho novo desde Think Tank, em 2003.

O rumor de que um novo álbum poderia estar a ser pensado surgiu exactamente na altura em que os Blur se encontraram em estúdio em Hong Kong. Foi em 2013 e a banda aproveitou o cancelamento de um par de concertos no Japão para nesses dias entrar em estúdio e gravar alguns temas, como contou na altura ao PÚBLICO o baixista Alex James. “Estávamos juntos em Hong Kong, com uns quantos dias de folga e, num entusiasmo espontâneo, decidimos ir para estúdio ver o que acontecia. E correu mesmo muito bem. Mas não sei o que vamos fazer com aquilo.”

A referência a Hong Kong está na capa do disco, assim como no próprio vídeo de Go Out. O que esperar então deste novo trabalho que chega às lojas a 27 de Abril? Albarn diz que algo parecido musicalmente com David Bowie no seu período de Berlim, em meados dos anos 1970. “Não há nada de pastoral, é muito urbano.”

Os Blur, que em 2013 encheram o Parque da Cidade com o concerto no Nos Primavera Sound, estão também de volta aos palcos. A banda voltou a reunir-se em 2008, depois de um hiato de cinco anos. Desde então andaram em digressão, até Janeiro do ano passado, mantendo-se incrivelmente populares. Agora os britânicos vão encabeçar o British Summer Time, a 20 de Junho no Hyde Park. É a quarta vez que actuam aqui.

Foto
Capa de The Magic Whip

Quanto a novas datas, nada está descartado: “Talvez, se alguém estiver interessado”.

A tracklist de The Magic Whip:

Lonesome Street
New World Towers
Go Out
Ice Cream Man
Thought I Was A Spaceman
I Broadcast
My Terracotta Heart
There Are Too Many Of Us 
Ghost Ship
Pyongyang
Ong Ong 
Mirrorball

Sugerir correcção
Comentar