Letters to Max vence primeira edição do Porto/Post/Doc

A primeira edição atraiu para cima de seis mil espectadores, segundo os primeiros números da organização, que anunciou já as datas do festival para 2015 (1 a 8 de Dezembro).

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Éric Baudelaire rodou o filme a partir da sua correspondência com Maxim Gvinjia, diplomata da Abkhazia, país que não é reconhecido internacionalmente como tal

Dos 12 filmes apresentados a concurso nesta primeira edição do festival, o júri, composto pela historiadora Isabel Nogueira, pelos críticos e programadores Mark Peranson (revista Cinemascope e festival de Locarno), Jean-Pierre Rehm (FIDMarseille) e Niklas Engström (CPH:DOX) e pelo fotógrafo André Cepeda, atribuiu o Grande Prémio Porto/Post/Doc ao filme que Éric Baudelaire rodou a partir da sua correspondência com Maxim Gvinjia, diplomata da Abkhazia, país que não é reconhecido internacionalmente como tal. Letters to Max recebera já o Prémio Especial do Júri no Doclisboa 2014, onde foi igualmente apresentado a concurso. 

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Dos 12 filmes apresentados a concurso nesta primeira edição do festival, o júri, composto pela historiadora Isabel Nogueira, pelos críticos e programadores Mark Peranson (revista Cinemascope e festival de Locarno), Jean-Pierre Rehm (FIDMarseille) e Niklas Engström (CPH:DOX) e pelo fotógrafo André Cepeda, atribuiu o Grande Prémio Porto/Post/Doc ao filme que Éric Baudelaire rodou a partir da sua correspondência com Maxim Gvinjia, diplomata da Abkhazia, país que não é reconhecido internacionalmente como tal. Letters to Max recebera já o Prémio Especial do Júri no Doclisboa 2014, onde foi igualmente apresentado a concurso. 

Storm Children – Book One, do filipino Lav Diaz, e João Bénard da Costa – Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei, de Manuel Mozos, receberam ainda menções honrosas. Um segundo prémio atribuído pelo júri, designado por Prémio Biberstein Gusmão e destinado aos novos cineastas, premiou a alemã Nicole Vögele por Nebel, igualmente exibido no concurso oficial, com uma menção honrosa ao filme sírio de Muhammad Ali Atassi e Ziad Homsi Our Terrible Country.

A primeira edição do Porto/Post/Doc atraiu para cima de seis mil espectadores, segundo números incompletos da organização, que anunciou já as datas do festival para 2015 (1 a 8 de Dezembro) e vai continuar a animar ao longo dos próximos meses as noites Há Filmes na Baixa na sala do Passos Manuel. O encerramento oficial decorreu na noite de sábado com a projecção em ante-estreia de O Sal da Terra, documentário de Wim Wenders e Julião Ribeiro Salgado sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.