Carlos Costa pede plano sustentável para garantir a venda do Novo Banco

Vítor Bento reuniu-se na terça-feira com o governador do Banco de Portugal, a quem disse haver “indícios de recuperação da confiança”.

Foto
Vítor Bento prepara uma “redefinição da oferta” do Novo Banco Nuno Ferreira Santos

As conclusões da reunião foram tornadas públicas nesta quarta-feira num comunicado do Novo Banco. Para a “concretização da estrutura accionista”, garante a administração de Vítor Bento, “vão ser desenvolvidos os contactos necessários” com os potenciais investidores interessados, em articulação “com a administração do Novo Banco e com o apoio e interacção dos consultores financeiros contratados por cada uma das entidades”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As conclusões da reunião foram tornadas públicas nesta quarta-feira num comunicado do Novo Banco. Para a “concretização da estrutura accionista”, garante a administração de Vítor Bento, “vão ser desenvolvidos os contactos necessários” com os potenciais investidores interessados, em articulação “com a administração do Novo Banco e com o apoio e interacção dos consultores financeiros contratados por cada uma das entidades”.

Para assessorar a venda, o Banco de Portugal convidou o grupo bancário francês BNP Paribas a apresentar uma proposta que maximize “o valor da transacção sem afectar a normal actividade do Novo Banco”, fez saber o banco central na última sexta-feira.

Já no encontro de terça-feira entre Vítor Bento e Carlos Costa, o governador pediu ao CEO do Novo Banco “a preparação de um plano apontado ao desenvolvimento sustentável do banco e que ajude a atrair investidores que possam formar uma estrutura accionista estável e comprometida com esse desenvolvimento”, refere ainda o Novo Banco.

A equipa de Bento informou, por seu lado, o governador sobre a mudança progressiva de imagem do banco, para, num período máximo de dois meses, acabar com o logótipo associado à família Espírito Santo nas fachadas e na decoração dos 631 balcões do grupo.

O “processo de transição de imagem [elaborado pela agência BBDO] que levará à mudança global, incluindo os balcões que passaram a exibir [parcialmente] a nova marca já a partir de ontem”, pretende normalizar a “relação do Novo Banco com os seus clientes, processo que também envolverá a redefinição da oferta e posicionamento estratégico da instituição”, sublinha ainda o banco.

O redimensionamento do banco não é referido pelo CEO, mas a reestruturação já foi admitida por Vítor Bento numa entrevista à SIC dias depois da intervenção no ex-BES. Nessa altura, disse não poder adiantar pormenores (por ter passado pouco tempo desde a intervenção do Banco de Portugal), embora tenha considerado “provável” uma redução do número de trabalhadores e de balcões.

Esta foi uma preocupação que o coordenador da Comissão de Trabalhadores do Novo Banco, João Matos, transmitiu ao secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, com quem este reunido nesta quarta-feira. “Queremos que sejam garantidos todos os postos de trabalho e também a passagem do fundo de pensões, no futuro, para quem adquirir o banco”, afirmou João Matos, citado pela Lusa.

Cerca de três semanas após a intervenção no antigo BES, a administração de Vítor Bento vê já “indícios de recuperação da confiança”. Isso mesmo a administração do Novo Banco “assinalou” a Carlos Costa, a quem disse que a instituição continua empenhada “em servir os seus clientes com a qualidade a que os habituou [no BES] e atendendo às necessidades das empresas e de todos aqueles que lhe confiam as suas poupanças”.

Com a intervenção no ex-BES a 3 de Agosto, o banco foi partido em dois, concentrando num “banco mau” os activos tóxicos e dando origem a uma nova instituição com os “activos bons” onde foram injectados 4900 milhões de euros através do Fundo de Resolução bancária.

O Novo Banco passou assim a ser uma instituição de transição, com um estatuto híbrido. É detido pelo Fundo de Resolução, fundeado no sistema financeiro, nomeadamente pelos bancos concorrentes Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI, Montepio Geral, Banif, Santander e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.