Mini auto-caravanas para férias low cost em trânsito

Carrinhas Ford Transit foram adaptadas a auto-caravanas com capacidade para quatro pessoas. A The Getaway Van chegou ao mercado com preços a partir de 75 euros por dia

Graça Ferreira gere a empresa com o marido e o filho, criativo responsável pelos desenhos das carrinhas Nelson Garrido
Fotogaleria
Graça Ferreira gere a empresa com o marido e o filho, criativo responsável pelos desenhos das carrinhas Nelson Garrido
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

São coloridas e originais Ford Transit por fora, sofisticadas e recheadas casas móveis por dentro. Chama-se The Getaway Van e é um novo negócio de aluguer de mini autocaravanas "low cost", com sede no Porto, que quer revolucionar o caravanismo e conquistar novos públicos para esta “aventura”.

Fazer campismo foi durante anos uma prática comum na família Ferreira. Mas à medida que os miúdos cresciam, os hotéis foram ocupando esse espaço e empurrando as férias aventureiras para plano b. Graça e Abílio Ferreira, os pais, iam prometendo regressar à origem um dia: “Ele dizia sempre que um dia havíamos de comprar uma carrinha e viajar. Mas a determinada altura pensamos ‘mas por que é que a gente vai comprar uma carrinha? E se fizéssemos uma frota de carrinhas e tivéssemos uma disponível sempre que quiséssemos?’.”

Dito e feito. A 3 de Setembro — dia de aniversário de Abílio Ferreira — a The Getaway Van foi oficialmente constituída: os pais como gerentes, o filho Paulo Sá, da empresa Purple Matter, como criativo, responsável, entre outras coisas, pela ilustração das seis carrinhas da empresa.

Foto
As carrinhas têm duas camas de casal Nelson Garrido

Não é um negócio completamente inovador. Em Portugal, há três empresas a alugar mini-autocaravanas: uma em Peniche, uma em Lisboa e outra no Algarve. A The Getaway Van é a primeira a instalar-se no Norte. Mas não é só por isso que quer diferenciar-se: “O nosso 'pack base' que não tem nada a ver com os outros 'packs'. Fazemos questão de incluir a grande maioria das coisas no preço inicial: internet, GPS, via verde, sacos cama, toalhas, trem de cozinha, fogão, sanita, frigorifico...”, disse ao P3 Graça Ferreira, que até domingo está a mostrar três das carrinhas no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, no Porto.

Foto
As Ford Transit gastam entre oito e nove litros aos 100 quilómetros Nelson Garrido

Entrar nestas mini-autocaravanas é, efectivamente, a melhor forma de entender o espaço. A carrinha leva confortavelmente quatro pessoas, podendo o banco do passageiro da frente rodar para trás para conversas mais intimistas. Há, entre os bancos da frente e de trás, a possibilidade de levantar uma mesa, para jantares ou convívios. Logo ao lado, uma bancada onde surge o lava-loiças, uma fogão eléctrico, móveis com arrumação e uma sanita química. E depois há um mini-frigorifico, cofre, painel solar, depósitos de água e resíduos, sistema GPS, wi-fi. Em formato “noite”, a carrinha disponibiliza duas camas de casais, posicionadas como beliches.

“Estamos quase a virar um hotel de luxo, até deixamos um 'kit' de boas vindas [com shampoo, gel de banho, gilete e outras coisas que os hotéis disponibilizam]”, café, saleiro, pimenteiro, guardanapos... Não sei onde isto vai parar”, brinca Graça Ferreira.

"'Low cost' com requinte"

“Não sei se vamos chegar aí, mas quando lançámos a empresa a minha ideia era que o cliente encomendasse tudo o que quisesse e, quando chegasse, ter tudo. Caviar se quiser. Acho horroroso chegar a um sítio e ir logo para o supermercado, já não dá vontade de começar as férias.” A The Getaway Van quer oferecer “um produto 'low cost' com requinte” e fazer dos turistas estrangeiros que chegam ao Porto a grande aposta, “não pondo de lado os nacionais”. 

Além do "pack base", a empresa disponibiliza uma extensa lista de materiais e serviços para alugar separadamente, com preços que variam entre os três e os 15 euros: mesa e quatro cadeiras para o exterior, duche solar portátil, pranchas de surf, bicicletas (que têm suporte na carrinha), carrinhos e cadeiras para bebés, leitor de DVD, câmaras Go-Pro, entre outros.

A empresa estabeleceu ainda algumas parcerias para aumentar o leque de serviços. Quem não dispensar o ginásio mesmo em altura de férias, pode aderir ao “The Getaway Fitness Card”, que permite frequentar ginásios Solinca em todo o país; os amantes do surf e outros desportos aquáticos têm à disposição o “The Getaway Surf Card”; e quem quiser uma dose extra de conforto pode aderir ao “The Getaway Camping Card” e ter descontos em vários parques de campismo.

Os preços do aluguer variam entre os 75 e os 125 euros por dia, dependendo da época do ano, e até ao final de 2014 há uma campanha promocional que dá 15% de desconto em todos os alugueres. As carrinhas Ford Transit adquiridas pela empresa portuense são o mais recente modelo da marca americana, pagam categoria 1 na auto-estrada, têm 125 cv e um gasto médio entre os oito e os nove litros aos 100.

Abílio Ferreira e Paulo Sá já falam em aventurar-se na aquisição de mais três carrinhas para a frota, mas Graça Ferreira quer passos pequenos. “Queremos expandir e ter mais serviços, mas o primeiro ano é para prospecção de mercado.” 

Sugerir correcção
Comentar