Instituições sociais em dificuldades podem ser apoiadas em 500 mil euros e pagam 0% de juros

O apoio do Fundo de Reestruturação do Sector Solidário pode ser concedido até quatro anos. Regras foram publicadas hoje em Diário da República

Foto

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em dificuldades poderão ter acesso até 500 mil euros e terão até quatro anos para reembolsar o apoio, que está sujeito a uma taxa de juro de 0%. Para tal, têm de apresentar um plano de reestruturação, detalhando “medidas de saneamento financeiro e de redução de custos”. É isso que determina a portaria publicada nesta quarta-feira que concretiza as regras para concorrer ao Fundo de Reestruturação do Sector Solidário (FRSS).

O Fundo foi anunciado pelo ministro da Segurança Social Mota Soares, em Outubro, no Parlamento. Haveria 30 milhões destinados a apoiar a reestruturação económica e financeira das IPSS para as tornar “mais sustentáveis”. O chamado terceiro sector é responsável por boa parte dos serviços sociais disponíveis (de creches a lares de idosos) e por 5,5% do emprego remunerado nacional total.

Criado no fim do ano, o FRSS é gerido por um conselho de gestão, composto pelo presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e elementos representantes do sector social. Agora, foram publicadas as regras que têm de ser cumpridas pelas IPSS que pretendam candidatar-se ao apoio.

Entre outros, devem apresentar um relatório de diagnóstico da situação que vivem, explicitando o património de que são titulares e as respostas sociais que oferecem; devem apresentar os exercícios económicos dos últimos anos bem como um plano de reestruturação que inclua mecânismos de controlo internos. O valor a ser, eventualmente, concendido pelo Fundo “não pode exceder os 45% do valor global das necessidades de financiamento de médio e longo prazo” e será atribuído em parcelas. As IPSS têm de dar “garantias adequadas” de que vão reembolsar o financiamento.

O acordo a assinar com o FRSS deverá explicitar o prazo de reembolso, que pode ir até quatro anos, podendo ser alargado por mais dois, "mediante requerimento devidamente justificado", lê-se na portaria 31/2014. O incumprimento de qualquer prestação por parte das IPSS dá lugar à aplicação de uma taxa de mora de 4% ao ano.

De acordo com a lei, “o capital do FRSS corresponde à retenção de uma percentagem da actualização anual da comparticipação financeira atribuídas às IPSS e equiparadas por  protocolo de cooperação celebrado entre o membro do Governo responsável pelas áreas da solidariedade e da segurança social e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas”.

Sugerir correcção
Comentar