PS quer mais participação cívica e faz o pré-lançamento do site Novo Rumo para Portugal

O site Novo Rumo para Portugal quer abrir portas à participação e discussão públicas sobre o futuro de Portugal.

Foto
Miguel Manso

Aconteceu esta quinta-feira. O Partido Socialista fez o pré-lançamento do site www.novorumoparaportugal.pt integrado na iniciativa com o mesmo nome que vai ser apresentada à sociedade civil numa convenção marcada para 17 de Maio em que o partido apresentará o programa estratégico de um novo governo socialista.

A primeira pedra foi lançada através do site, sob o lema “Eu quero”, onde consta uma contagem decrescente até 5 de Janeiro, data em que o site será formalmente lançado e em que a iniciativa Novo Rumo para Portugal vai abrir portas à participação e discussão públicas sobre os novos desafios que Portugal enfrenta.

No site, consta já um depoimento de uma jovem da Ericeira que estudou Biologia que está desempregada mas diz não querer abandonar o país. De acordo com uma fonte da organização do Partido Socialista, o depoimento de Jackie Cardoso pretende mostrar “um http://www.novorumoparaportugal.pt dos principais problemas do país”, a emigração de jovens qualificados, “património que não podemos perder”.

Segundo informa o PS, o conceito que o site Novo Rumo para Portugal pretende transmitir “é de movimento e não de momento”, pelo que a iniciativa constitui “um apelo à participação cívica”. Prevendo-se neste contexto dar a oportunidade a muitos cidadãos comuns que nunca tiveram qualquer intervenção política de participarem e “apresentarem soluções práticas” em diversos núcleos da sociedade portuguesa.

Durante os próximos dias estarão disponíveis outros depoimentos que “tentam representar alguns exemplos tipo” da realidade portuguesa. Um reformado que viu a sua pensão cortada e por isso mesmo já não consegue ajudar a família como fazia, um desempregado de longa duração, um comerciante prejudicado pelo aumento do IVA, um vendedor que vê o acesso ao crédito dificultado, um trabalhador que recebe o salário mínimo e que vê as suas prestações sociais cortadas e um jovem empresário na área da inovação.

Segundo o PS estes depoimento não pretendem ser “um queixume”, pretendem sim “apresentar um projecto novo e de futuro para Portugal através de problemas reais”.

No próximo sábado, o site abrirá inscrições para o movimento socialista Novo Rumo para Portugal, cuja convenção liderada pelo secretário-geral António José Seguro se realizará a 17 de Maio. A plataforma digital do PS vai também abrir espaço para a organização de encontros temáticos com vista à discussão “daqueles que são temas fracturantes do país”.

Até lá o PS está a organizar quatro conferências dedicadas ao emprego, ao Estado Social, à “nova” Europa e à inovação respectivamente e que vão ter inicio já em Fevereiro.

“O projecto pretende ser um eixo fundamental da estratégia que o PS tem para o futuro e pretende chamar todos os portugueses a participarem activamente”, declarou a fonte da organização do PS.

Sugerir correcção
Comentar