Giorgi Margvelachvili vence eleições na Geórgia

Encerra-se um capítulo de relações privilegiadas com o Ocidente e vai assistir-se à normalização das relações com a Rússia.

Foto
Giorgi Margvelachvili foi eleito Presidente das Geórgia David Mdzinarishvili/Reuters

O candidato do primeiro-ministro Bidzina Ivanichvili à presidência da Geórgia venceu as eleições que se realizaram este domingo. Com Giorgi Margvelachvili encerra-se um capítulo de relações priviligiadas com o Ocidente e vai assistir-se à normalização das relações entre a Geórgia e a Rússia.

Margvelachvili derrotou David Bakradzé, que era o candidato do campo do Presidente cessante, Mikhail Saakachvili.

De acordo com os primeiros dados, Margvelashvili conseguirá entre 66 e 68% dos votos. David Bakradze não ultrapassará os 20%.

Dez anos depois da revolução rosa na Geórgia, o Presidente que foi o rosto do movimento pacífico, Saakachvili, sai de cena. A aproximação ao Ocidente não é contestada na Geórgia, mas, segundo a AFP, o seu sucessor vai dar prioridade às relações com a Rússia.

Tbilissi e Moscovo cortaram relações desde a guerra de cinco dias pelo controlo da região separatista da Ossétia do Sul, pró-russa, em Agosto de 2008.

Giorgi Margvelachvili, do movimento Sonho Georgiano do primeiro-ministro, tem 44 anos e é formado em filosofia. Ex-reitor de uma importante universidade, foi no último ano ministro da Educação e depois vice-primeiro-ministro, até Agosto último, altura em que renunciou ao cargo para se dedicar à campanha.

É qualificado pelo campo de Saakachvili como um “fantoche” do primeiro-ministro. Deverá ser um Presidente com menos poderes do que o anterior, uma vez que Ivanichvili quer fazer alterações na Constituição que retiram ao chefe de Estado algumas prerrogativas de governação, passando-as para o primeiro-ministro, ou seja para si.

 


 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar