Grande vitória para CDU de Merkel na Alemanha

Partido de Angela Merkel com 41,5%, segundo resultados oficiais provisórios. O FDP (4,8%), actual parceiro de coligação, fora do Parlamento. Sociais-democratas com 25,7%.

Fotogaleria
Angela Merkel é aplaudida na sede do partido mas ainda está à espera de saber se terá a maioria absoluta AFP
Fotogaleria
Flores para a grande vencedora das eleições alemães AFP
Fotogaleria
Festa na sede do partido de Merkel Reuters
Fotogaleria
Os partidários de Angela Merkel aplaudem as primeiras projecções AFP
Fotogaleria
As comemorações começaram na sede da CDU assim que as urnas fecharam AFP
Fotogaleria
Apreensão na sede dos liberais AFP

Os democratas-cristãos de Angela Merkel foram o partido mais votado das legislativas alemãs deste domingo. Segundo os resultados oficiais provisórios, a CDU/CSU obteve 41,5% dos votos, ficando muito próxima da maioria absoluta, algo que não acontece na Alemanha desde 1957 (Konrad Adenauer).

Merkel obteve mais 7,8 pontos percentuais do que em 2009, dando à CDU o melhor resultado desde a reunificação da Alemanha.

O FDP, parceiro de coligação de Merkel, não conseguiu passar a barreira dos 5%. Ficou-se pelos 4,8% e ficará pela primeira vez fora do Bundestag desde a sua fundação, em 1949.

Os sociais-democratas (SPD) reuniram 25,7%. O partido de esquerda Die Linke conseguiu 8,6% e os Verdes 8,4% - um resultado muito aplaudido pelos apoiantes de Merkel, porque tornava impossível a coligação "natural" SPD-Verdes. Mas o maior aplauso veio ainda a seguir com os 4,7% do partido antieuro Alternativa para a Alemanha (AfD), que assim não entra no Parlamento.

Que coligação?
Com a maioria absoluta fora de hipótese, coloca-se agora a questão de saber com quem governará Merkel: com o SPD, que obteve uma subida de 2,7 pontos percentuais, ou com os Verdes, que desceram 2,3 pontos percentuais.

Segundo as projecções da ZDF, a CDU terá 301 deputados num Parlamento de 606 - é incrível porque quase chega a maioria absoluta (o Parlamento alemão tem sempre um número variável de deputados, porque tem um sistema misto de dois votos, um directamente em candidatos de círculos eleitorais e outro no partido, e quando há mais candidatos eleitos directamente do que a percentagem de um partido, ficam assim com os chamados Überhangmandate, mandatos a mais - mas como este sistema beneficiava os grandes partidos, este ano há os Ausgleichmante, que pretendem equilibrar os outros).

"Angie! Angie!"
Angela Merkel não demorou a vir cumprimentar os seus apoiantes e congratular-se com o "super resultado". Recebida com gritos entusiastas "Angie! Angie!", agradeceu a todos - e em especial ao marido, que estava ao lado do palco, e olhou pouco à vontade para as câmaras que se viraram para si (foi uma raríssima aparição do marido de Merkel num evento político).

Ainda é cedo para falar de coligações, disse a chanceler. A sala continua num ambiente eufórico, há jovens a saltar e a cantar, saboreando a vitória eleitoral como se estivessem num jogo de futebol. Mesmo sem maioria absoluta, este foi o melhor resultado para a CDU desde as eleições de 1990, as primeiras depois da reunificação.

Uma das particularidades do sistema político alemão é que devido ao limite de 5%, a percentagem para uma maioria absoluta é a relação entre os diferentes partidos que ultrapassam esta percentagem e entram no Parlamento. Assim, a CDU teve 41,5%, e a oposição 42,7% - uma diferença não muito grande, que se fosse em sentido contrário poderia permitir que o partido de Merkel tivessse maioria absoluta, uma hipótese quase incrível já que não acontece na Alemanha há mais de 50 anos.

A participação nas eleições deste domingo foi de 71,5%, mais do que em 2009, quando tinha caído para um mínimo de 70%.

Notícia actualizada às 7h27 Acrescenta resultados oficiais provisórios, que excluem hipótese de maioria absoluta de Merkel.

Sugerir correcção
Comentar