Os grifos têm nova morada

No Dia Mundial do Ambiente, o PÚBLICO lança uma nova página para observação de aves em tempo real.

Grifos em Vila Velha de Ródão são acompanhados em permanência por uma câmara
Foto
Grifos em Vila Velha de Ródão são acompanhados em permanência por uma câmara Pedro Cunha

O PÚBLICO lança esta quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, uma nova página para os Grifos na Web, um projecto iniciado em 2007 no qual uma câmara acompanha em permanência a actividade de alguns ninhos nas escarpas do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

A página segue o grafismo do novo site do PÚBLICO e transmite as imagens em tempo real, bem como gravações de momentos importantes registados nos ninhos. As imagens são recolhidas por uma câmara instalada no local pela Rede Ferroviária Nacional-Refer e a sua transmissão é garantida pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). Em breve, será instalada uma nova câmara, com melhor definição e maior flexibilidade para captação de imagens.

Os Grifos na Web têm um fórum de discussão renovado, onde é possível pesquisar conteúdos, por tema e por data, incluindo todos os comentários publicados desde o início do projecto. Num blogue autónomo serão divulgadas informações sobre o que se está a passar nos ninhos, sobre o projecto em si e sobre aves em geral. As últimas notícias das páginas de ambiente e de ciência do PÚBLICO e conteúdos multimédia sobre aves ou conservação da natureza – como vídeos, fotogalerias e infografias –, completam a nova página.

Estão também em reformulação, neste momento, as outras páginas de acompanhamento da natureza em directo, em que borboletas, cegonhas e morcegos também estão sob a mira das câmaras. 

Veja os grifos aqui.