Vencedor da Liga Europa pode vir a transitar para a Liga dos Campeões

A hipótese foi levantada por Emanuel de Medeiros, no final da assembleia geral da Associação Europeia de Futebol Profissional.

Foto
Falcao e o Atlético de Madrid venceram a Liga Europa da última época Tony Gentile/Reuters

Em conferência de imprensa, para anunciar as conclusões da assembleia geral da EPFL, que decorreu num hotel de Lisboa, Emanuel de Medeiros reconheceu a necessidade de alterações no modelo das competições europeias, embora ressalvando que “não se prevê qualquer cenário revolucionário, ou quaisquer alterações substanciais” à estrutura das duas provas europeias de clubes.

“Há, no entanto, a convicção de que é preciso trabalhar no sentido de fazer com que a Liga Europa possa ser uma liga mais pujante, do ponto de vista económico, e mais atractiva, do ponto de vista desportivo, por forma a que os clubes possam ver nela um justo retorno em termos de projecção competitiva, mas também em termos de receitas”, disse Emanuel de Medeiros.

Apesar de ser ainda “cedo para antecipar o resultado” das alterações a introduzir pela UEFA, o director executivo da EPFL apontou “a possibilidade de o vencedor da Liga Europa transitar para a Liga dos Campeões na época seguinte” ou mesmo de se “mexer na fase de qualificação”.

“Há muito futebol para além da Liga dos Campeões”, acentuou Emanuel de Medeiros, ao defender a necessidade de “um reforço da solidariedade financeira” para com os clubes participantes na segunda competição da UEFA.

O director executivo da EPFL, organismo que integra 30 Ligas de futebol e mais de 1000 clubes europeus, recordou que “a UEFA, ao longo dos tempos, tudo tem tentado fazer em termos de upgrade qualitativo na Liga Europa”.
 

Sugerir correcção
Comentar