As ilustrações que marcaram 2012

Foram muitas — ano de explosiva colheita — as ilustrações que lhe passaram pelas mãos. Ema Ribeiro, da Ó! Galeria, no Porto, lá conseguiu dizer as que aguardam um lugarzinho na parede

Foto
Marta Monteiro Clicar para aumentar

Marta Monteiro

A série "Little People" da Marta Monteiro é daquelas que me faz abrir o site da ilustradora de tempos a tempos para ver se existem mais novidades. Para além de me rever naquele imaginário liliputiano, onde as pequenas coisas são exploradas de forma tão surreal, o grafismo da Marta é exemplar.

Júlio Dolbeth

Foto
Júlio Dolbeth / Mariana, a miserável Clicar para aumentar

Da série "Uivo", tive a sorte de conseguir comprar esta ilustração do Júlio. Está à espera de ser pendurada no meio das minhas preciosas aquisições deste ano. O que me levou a escolher especificamente esta obra foi a mancha de universo que substitui a identidade do personagem. Um ser que me transporta para lá da ilustração e das figuras a que me habituei a identificar como do Júlio Dolbeth. E depois a mensagem.

Foto
Maria Herreros / André da Loba Clicar para aumentar

Mariana, a miserável

A Mariana é sempre um desafio visual. Ilustrações onde coexistem o belo e o grotesco numa simbiose perfeita. Este é dos últimos trabalhos "Miseráveis" pelo qual fiquei apaixonada. Uma explosão de cor (coisa rara,mas cada vez mais presente no trabalho da Mariana, a miserável) com a pose digna dos retratos da escola flamenga foi o que me fez escolher este trabalho no meio de tantos outros. O efeito "droste", provoca um estranho "loop" visual que remete a Escher e a Magrite. Vou continuar a olhar.

Maria Herreros

Maria Herreros é uma força da natureza. Todas as suas ilustrações provocam-me um suspiro... este foi-me oferecido pela própria. A série "Playboy Bunnies" é das minhas preferidas e esta "Jan Roberts" traduz tudo o que me fez gostar do estilo da Maria. Um traço único que explora rostos, paisagens e momentos que nos são familiares.

André da Loba

O meu fascínio pelo trabalho do André da Loba começa pelos seus "One of a Kind", uma série de bonecos de madeira. A ilustração ganha um novo sentido quando é transportada para o objecto 3D; o objecto ganha vida e personalidade. Esse é o encanto dos "One of a Kind": a excelência na utilização das formas, linhas, manchas e cores culmina no êxito da simplicidade

Sugerir correcção
Comentar