Os melhores instagramers de 2012

Pedimos ao Instagramers Portugal, grupo gerido por Gabriela Mateus, Rute Lopes e João Amorim, para escolherem os cinco mais interessantes utilizadores do Instagram

Atenção! O Instagram é altamente viciante. O aviso é do IgersPortugal, grupo — gerido por Gabriela Mateus, Rute Lopes e João Amorim — que surgiu em Outubro de 2011 e que actualmente conta com cerca de 2500 seguidores nesta rede social dedicada à fotografia. "Fazemo-lo pelo gosto pela fotografia e pela vontade de dinamizar a comunidade de portugueses que usam esta rede", contam os @igersportugal com mais de 125 mil fotos na hashtag #igersportugal.

"A nossa escolha foi baseada não só na qualidade, mas também na constância de imagens, que lhes dá uma linguagem única muito própria, uma especie de assinatura, que não deixa dúvidas sobre quem é o autor das fotos. A ordem em que os apresentamos aqui é totalmente arbitraria".

@laycos

As fotos de @laycos apresentam uma combinação de irreal, de abstrato, transportam-nos ao inconsciente para um mundo onde o surrealismo é dominante, alheio à lógica racional.

@heldersreis

A solidão espelhada nas sombras, nas figuras solitárias - algumas imersas no nevoeiro, perdidas na paisagem - percorre as fotografias de Hélder Reis. A luz das suas imagens assume um papel primordial no sublinhar da solidão.

@sinched

Nas (suas) fotografias a preto e branco encontramos imagens que por vezes nos transportam para um mundo de sonhos, de quartos escuros, labirintos, palácios encantados e efeitos translúcidos.

@a_lisbon_affair

A fotografia de @a_lisbon_affair é carregada de sensualidade e mistério. As suas imagens são pequenas histórias que levam o nosso imaginário a tentar desvendar o seu final. Altamente contrastadas, mas com uma luz peculiar que se revela nos pequenos detalhes.

@nmax

Usando cor ou não, @nmax consegue oferecer-nos fotografias fortes, carregadas de figuras geométricas, padrões e imagens em perspetiva que nos transmitem uma profunda sensação de espaço.