Oupas!, design num mundo de papelão

Bem no centro do Porto há um mundo de papelão habitado por três amigas e um gato. É o atelier do Oupas! Design, que recebeu o P3 para uma conversa ao som dos Beatles

Foto
Adriano Miranda

Era uma vez três jovens que, após acabarem o curso de Design, se fartaram de enviar portfólios e de esperar por uma proposta de emprego. Uma delas disse: “Vamos fazer qualquer coisa!” e as outras responderam: “Oupas! Vamos lá!”. E assim nasceu o Oupas! Design.

As designers falaram com os professores da universidade que frequentaram, que deram luz verde à iniciativa: “Vocês têm a vontade e nós temos o espaço”, disseram-lhes. Durante um ano, o projecto ficou incubado numa sala da Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão e em Fevereiro do ano passado mudou-se para um edifício antigo no centro do Porto. À equipa juntou-se o Tobias, o gato que comanda o negócio. “É o nosso patrão, às vezes, quando queremos tirar um dia de folga pedimos ao Tobias e ele deixa”, brincam as jovens de 23 anos.

O atelier foi transformado num pequeno mundo de papelão onde nem tudo é o que parece. ”É o nosso espaço preferido”, dizem as jovens. Uma das paredes é feita em cartão. As cortinas, os quadros, a máquina de lavar e as peças decorativas também. O frigorífico é, na verdade, um armário de arrumações. A máquina de costura, com mais de cem anos, foi oferecida por familiares. E o gira-discos é o responsável pela banda sonora dos dias de trabalho das três empreendedoras.

Foto
A vida real transformada em cartão Adriano Miranda

Apesar de também trabalharem em design gráfico e ilustração, é pelos trabalhos de papelão que são conhecidas. “Um dia olhámos para o cartão e achámos que podíamos fazer qualquer coisa”, explicam as jovens. O atelier aposta no design sustentável e, sempre que possível, as jovens criadoras utilizam materiais reutilizados nos seus trabalhos. “Para nós, um trabalho é mais apelativo quando é feito com poucos recursos, a partir de material simples e básico”, explicam. “Gostamos muito do resultado final do papelão, da cor, da textura”, acrescentam as responsáveis pelo projecto.

Foto
Algumas inspirações na parede do atelier Adriano Miranda

As três jovens dizem sentir uma grande paixão pela cidade do Porto, uma das fontes de inspiração para as suas criações. “Gostamos muito de usar expressões e pegar em coisas antigas e torná-las actuais, quase como uma sátira”, explicam. Humor e tradicionalismo são as palavras-chave deste projecto, mas o segredo para a criatividade dos trabalhos parece ser outro. “O facto de sermos três raparigas dá um toque diferente ao trabalho”, confessam as jovens.

Já participaram em vários projectos, ganharam alguns prémios e as encomendas não param de chegar. Nos próximos tempos querem internacionalizar o Oupas! Design e até já receberam alguns convites vindos do estrangeiro. “Há um mundo muito grande para conhecer. Gostamos muito do Porto, mas queremos trabalhar para fora, sem esquecermos o nosso país”, dizem.

Sugerir correcção
Comentar