Magnata russo desmente interesse no Sporting

Foto
Mikhail Prokhorov Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Mikhail Prokhorov, magnata e candidato à Presidência da Rússia, desmentiu qualquer interesse em investir no Sporting.

“Agora, eu não me dedico a negócios em geral e, no que respeita aos boatos sobre a aquisição de clubes ou sobre eu começar outro negócio, eles não têm qualquer fundamento”, declarou aos jornalistas.

Fonte da campanha presidencial de Prokhorov, não identificada pela Lusa, não excluiu que a notícia possa ter surgido para denegrir a imagem do multimilionário russo. “É sabido que há muitos cidadãos russos que não vêem com bons olhos a aquisição de clubes de futebol estrangeiros por magnatas russos. Esse boato pode ser mais uma tentativa de denegrir a imagem de Mikhail Prokhorov”, precisou a fonte, citada pela Lusa.

Segundo uma informação publicada nesta quarta-feira pelo Diário de Notícias, Prokhorov poderia ser o investidor externo que o presidente do Sporting, Godinho Lopes, admitira procurar no início deste mês. O multimilionário russo – com fortuna feita em negócios na área da banca e dos minérios – estaria a ponderar investir no clube de Alvalade a conselho de Peter Kenyon, antigo director-geral do Manchester United e do Chelsea. O PÚBLICO tentou confirmar a informação, mas tal não foi possível.

Prokhorov na NBA

Prokhorov é um dos homens mais ricos do mundo e o terceiro mais rico da Rússia: de acordo com a tabela da revista Forbes sobre as maiores fortunas, o empresário russo ocupava em 2011 o 32.º lugar mundial, com uma fortuna estimada em 18 mil milhões de dólares (13.500 milhões de euros).

Bruno de Carvalho, que se apresentou às eleições para a presidência do Sporting e tinha como trunfo de campanha um fundo constituído por investidores russos, optou pela ironia: “Fui apelidado de leviano e aventureiro. É curioso verificar que agora a solução [de recorrer ao investimento russo] passou a ser credível. Acho que é uma ironia as voltas que a vida dá”, disse à TSF.

Não seria a estreia de Mikhail Prokhorov na área do desporto. O multimilionário de 45 anos já é dono de uma equipa da NBA, os New Jersey Nets.

Sugerir correcção
Comentar