As múltiplas faces de Alfred Brendel

Foto
Além de um pianista notável um músico de grande estatura intelectual

O humor na música e a interpretação de Schubert pelo Quarteto Casals preenchem a próxima visita de Brendel à Gulbenkian

O lendário pianista austríaco Alfred Brendel colocou um ponto final à sua carreira como concertista em 2008, mas não deixou de pisar os palcos nem de continuar a consagrar grande parte da sua vida à música. No dia 18 (às 17h30) regressa à Gulbekian para dar uma conferência com exemplos ao piano sobre um tema aliciante ("Does classical music have to be entirely serious?"), propondo-se mostrar o humor musical que existe nas composições de Haydn e Beethoven, e no dia seguinte (às 16h) orienta uma masterclass pública com o Quarteto Casals, dedicada ao Quarteto "A Morte e a Donzela", de Schubert. Segue-se a interpretação em recital desta obra-prima da literatura musical de câmara do Romantismo.

Além de um pianista notável, Brendel sempre foi um músico de grande estatura intelectual e um espírito curioso com interesse pelos assuntos mais díspares: da arquitectura românica ao movimento Dada, de Shakespeare aos "cartoons" de Charles Addams. Disse um dia que o riso era um dos seus passatempos preferidos, o que vai de encontro à temática escolhida para a conferência. Nascido em 1931 na Morávia, Brendel começou cedo os seus estudos de piano, mas não foi um menino-prodígio. Desenvolveu a sua carreira passo a passo, tendo efectuado as primeiras gravações nos anos 50. Na década de 1960 converteu-se no primeiro pianista a gravar a integral da obra de Beethoven e depois disso foi construindo uma discografia imensa, que constitui um dos grandes legados artísticos do século XX.

O Quarteto Casals foi criado em 1997 na Escola Superior Rainha Sofia de Madrid, tendo atingido rapidamente o reconhecimento internacional e obtido vários prémios. Tem actuado na Europa, nos Estados Unidos, na América do Sul, na Rússia e no Japão e realizou diversas gravações de grande qualidade para a Harmonia Mundi. Tem também trabalhado com importantes compositores europeus, entre os quais o escocês James MacMillan e o húngaro György Kurtág.

Alfred Brendel

Lisboa. Fundação e Museu Calouste Gulbenkian. Avenida de Berna, 45A. Sáb., 18, às 17h30 (no Grande Auditório). Tel.: 217823000. €21,50

Quarteto Casals

Quarteto "A Morte e a Donzela", de Schubert

Lisboa, Grande Auditório Gulbenkian, dia 19, às 19h.

Alfred Brendel e Quarteto Casals

Lisboa. Fundação e Museu Calouste Gulbenkian. Avenida de Berna, 45A. 2ª às 19h (no Grande Auditório). Tel.: 217823000. €10,50

Sugerir correcção
Comentar