Râguebi

Portugal defronta neste sábado a Roménia e o gelo de Bucareste

Treino de Portugal em  Bucareste
Foto
Treino de Portugal em Bucareste DR

No jogo de estreia de Portugal na edição de 2012 do Torneio Europeu das Nações, a selecção nacional de râguebi vai ter dois obstáculos: a musculada Roménia e as difíceis condições climatéricas.

A equipa portuguesa treinou nesta sexta-feira em Bucareste sob temperaturas negativas e sábado, quando se iniciar a partida (12h, SportTV2), o relvado do estádio na capital romena deverá estar completamente coberto de neve.

Dificuldades climatéricas à parte, Portugal viajou para a Roménia com apenas cinco jogadores que alinham em clubes estrangeiros nos 23 eleitos e sem o habitual capitão: João Correia foi expulso no último fim-de-semana, na partida de preparação contra os England Students, e Mike Tadjer Barbosa será o talonador da equipa.

O jogador dos franceses do Massy e Yannick Ricardo, abertura do Castagnet, são as grandes novidades na equipa inicial escolhida pelo seleccionador Errol Brain e vão fazer a estreia em jogos oficiais pelos “Lobos”.

Com a renovação na equipa nacional – a grande prioridade de Errol Brain é o apuramento para o Mundial 2015 –, aliada à habitual dificuldade criada pelos clubes franceses em libertar os jogadores portugueses, Portugal vai apresentar uma primeira-linha inexperiente (João Júnior, com 18 internacionalizações, é o atleta com mais partidas pelos “Lobos” no trio da frente).

Essa será uma das principais preocupações para frente a uma equipa da Roménia que procura constantemente furar a defesa adversária através de investidas do seu poderoso “pack” avançado.

Os romenos vão apresentar na equipa inicial 11 jogadores que estiveram presentes no Mundial 2011, disputado na Nova Zelândia, e contam com a experiência de nomes consagrados como Marius Tincu, Cristian Petre ou Daniel Carpo.

Equipa de Portugal:

1 - João Júnior


2 - Mike Barbosa


3 - Jorge Segurado


4 - David dos Reis


5 - Gonçalo Uva


6 - Vasco Uva


7 - Julien Bardy


8 - Juan Severino


9 - Pedro Leal


10 - Yannick Ricardo


11 - Bernardo Silveira


12 - Carl Murray


13 - Frederico Oliveira


14 - Adérito Esteves


15 - António Aguilar


Suplentes: 16 - Vasco Marques; 17 - João Mateus; 18 - José Leal da Costa; 19 - Rui D’Orey; 20 - Luís Sousa; 21 - Francisco Pinto Magalhães; 22 - José Lima.