Estoril no calendário, mas ainda por confirmar

Hugo Daniel Sousa

O calendário oficial do Mundial de Turismos (WTCC) para 2012 inclui uma prova no Autódromo do Estoril, mas ainda não é certo que haja mesmo uma prova em Portugal. "Estamos a conversar e ainda não há a certeza de que a prova se vai realizar no Estoril", reagiu, em declarações ao PÚBLICO, Domingos Piedade, administrador do Autódromo do Estoril, depois de a FIA (Federação Internacional do Automóvel) ter revelado o calendário de 2012.

"Só organizamos provas que não dêem prejuízo, entre receitas e despesas", esclareceu Domingos Piedade. "Se for possível e aceitável, far-se-á. E estou convencido que as coisas se fazem", acrescentou o responsável pelo Estoril, que recebeu uma corrida deste campeonato em 2008 - em 2010, o WTCC passou por Portimão.

A opção da FIA pelo Estoril surge depois de a Câmara Municipal do Porto ter recusado organizar a prova também em 2012, mantendo o plano de receber o evento em anos alternados.

O circuito da Boavista integrou o calendário do WTCC em 2007, 2009 e 2011, estando prevista nova aparição em 2013. A organização do Mundial, no entanto, mostrou interesse em passar pelo centro do Porto também em 2012, o que não foi aceite pela autarquia. "Houve uma abordagem, mas não houve interesse da Câmara do Porto em fazê-lo. Por razões logísticas e financeiras", disse ao PÚBLICO Florbela Guedes, assessora da autarquia portuense, referindo que foi decidido manter o plano de receber a prova "em anos alternados". "Organizar o Grande Prémio implica muitos recursos humanos e uma logística enorme", acrescentou.

O calendário do WTCC para 2012 inclui novamente 12 provas, iniciando-se em Monza (a 11 de Março) e terminando em Macau (a 18 de Novembro). Segundo o comunicado da FIA, a prova no Estoril está prevista para 3 de Junho, embora o site oficial do WTCC refira 10 de Junho.

Sugerir correcção