Benfica-Sporting

O derby do desempate para Jesus e Domingos

Gaitán e Matías devem ser titulares nas equipas de Benfica e Sporting
Foto
Gaitán e Matías devem ser titulares nas equipas de Benfica e Sporting Francisco Leong/AFP

Em Setembro do ano passado, o Benfica era 13.º classificado e estava quatro pontos atrás do Sporting antes do derby na Luz, à quinta jornada. À entrada do mês de Outubro, três rondas depois do confronto entre os dois emblemas (ganho pelas "águias" por 2-0), os "encarnados" já levavam três pontos de avanço sobre o rival e estavam no segundo lugar do campeonato. Os "leões" tinham caído para o 10.º posto. Um ano depois, o cenário não é muito diferente do daquele início de Setembro de 2010: Benfica e Sporting estão separados por um ponto na 11.ª jornada. É o que acontece a seguir ao jogo que parece desequilibrar as contas.

Na antevisão da partida, Jorge Jesus recordou o encontro entre as duas equipas, em 2010-11. "Se comparar o cenário do jogo do ano passado, o Sporting ia à frente do Benfica e este ano está atrás", lembrou o técnico, para sublinhar que "as perspectivas são melhores" para a equipa da Luz. Mas ressalvou que "nos derbies não há favoritos". "A história diz-nos que a classificação não transmite nenhum favoritismo", concluiu.

Para chegar ao derby, tanto Benfica como Sporting mostraram boa forma. O Benfica ainda não perdeu esta época: leva cinco empates, dois para o campeonato (os outros três foram na Champions). Na Liga, Jesus empatou no Dragão (2-2) e em Braga (1-1), duas deslocações difíceis nas quais manteve a invencibilidade.

O Sporting chega à Luz em posição de discutir o primeiro lugar, depois de um início tremido com dois empates (Olhanense e Beira-Mar) e uma derrota (Marítimo) nas três primeiras jornadas. O fôlego ganho com as sete vitórias consecutivas permite a Domingos equilibrar a balança com o velho rival. Um equilíbrio que mantém com Jesus nos confrontos entre os dois.

Em 12 partidas, houve quatro vitórias para cada lado e outros tantos empates (ver tabela na página ao lado). A época 2006-07, que marcou a estreia de Domingos na Liga, registou o primeiro confronto entre os dois treinadores. A jogar em casa, o Belenenses de Jesus perdeu 0-1 com o Leiria. O encontro da segunda volta já não contou com Domingos, que se demitira duas jornadas antes. Os dois anos seguintes foram marcados também pelo equilíbrio: quatro empates (Belenenses/Académica em 2007-08 e Sp. Braga/Académica em 2008-09). Desde que chegou ao Benfica, Jesus venceu Domingos por quatro vezes e perdeu três.

Onze anos separam o primeiro jogo de Jesus contra o Sporting do primeiro encontro de Domingos com o Benfica. Mas, apesar disso, algo une os dois técnicos: foram goleados por 0-4 na primeira ocasião em que, como treinadores da Liga, enfrentaram o adversário desta noite.

Este jogo, com início às 20h15 (SP-TV1), terá relato ao minuto no site do PÚBLICO