É fácil poupar nos SMS em tempo de "smartphones"

Com os telemóveis inteligentes e ligações permanentes à Internet, há várias alternativas às tradicionais mensagens escritas

Foto
Operadores estão a esforçar-se por vender smartphones com ligação permanente à Internet Paulo Pimenta

As mensagens de texto são parte da cultura nacional. Conseguiram piorar os hábitos de pontualidade (basta enviar um SMS a dizer "Atrasado. 15min"). Simplificaram o que é complicado dizer de viva voz (há relações que começam, e acabam, via SMS). Servem para situações em que telefonar é impossível (uma reunião ou uma aula). E houve alturas em que as mensagens de Natal e Ano Novo entupiam as redes telefónicas.

Os SMS são também uma alternativa barata às chamadas de voz. Segundo os dados mais recentes da Anacom, os portugueses enviaram no primeiro trimestre deste ano 6,5 mil milhões de SMS – mais 2,4 por cento do que no mesmo período do ano passado. O crescimento tem-se verificado anualmente, embora o ritmo tenha abrandado nos anos recentes.

As promoções para envio de SMS gratuitos ou a preço reduzido têm ajudado a manter a mensagem escrita como uma ferramenta de comunicação frequente – mas, com a adopção crescente de "smartphones" (e a consequente possibilidade de uma ligação quase permanente à Internet) multiplicam-se as alternativas para enviar mensagens de texto a custo zero. É o caso do Whatsapp, do Viber e do GroupMe. Tudo sem as limitações de caracteres que puxaram pela criatividade linguística dos utilizadores e causaram arrepios aos mais puristas da língua.

Foto
Facebook também permite o envio de mensagens de texto Reuters

Mensagens de texto no Facebook

A rede social Facebook também é uma boa alternativa para trocar mensagens privadas, até porque a aplicação está disponível para basicamente todos os tipos de "smartphone", havendo ainda uma versão para uso no "browser".

No Facebook há duas hipóteses de comunicação privada: uma conversa em tempo real, caso o outro utilizador também esteja "online", ou o envio de uma mensagem de texto, para uma ou mais pessoas.

Outra vantagem é a forte possibilidade de boa parte dos contactos no telemóvel já terem uma conta no site – mas isso não significa que todos os contactos do telemóvel sejam de "amigos" e só a estes é que podem ser enviadas mensagens.

Um dos problemas é o facto de o Facebook ser uma plataforma onde o utilizador é frequentemente bombardeado com notificações de vários tipos – e uma mensagem importante pode mais facilmente passar despercebida.

Sugerir correcção
Comentar