Aldeia do Carnaval de Ovar terá 29 pavilhões e uma praça para concertos

O projecto da Aldeia do Carnaval de Ovar foi aprovado, o concurso público para a concretização da obra acaba de ser lançado e a empreitada começará antes do final do ano, devendo estar concluída em 2013. A antiga aspiração da comunidade vareira ligada ao Entrudo, alimentada há pelo menos três décadas, sai assim do papel para erguer um novo espaço de trabalho e não só.

O desenho da Aldeia do Carnaval prevê a construção de 29 pavilhões, mais dois espaços destinados a oficinas de serralharia, carpintaria, costura, entre outras, uma praça para concertos e espectáculos, uma enfermaria e casas de banho. O terreno fica na zona industrial da cidade e tem cerca de dez mil metros quadrados. A nova infra-estrutura destina-se aos 20 grupos e às quatro escolas de samba e terá cerca de 4,5 mil metros quadrados de área coberta, com cada pavilhão a ocupar aproximadamente 130 metros quadrados.

A estrutura e a organização do Carnaval de Ovar ficarão assim instaladas no mesmo local e não espalhadas pela cidade em casas emprestadas ou alugadas, como sempre aconteceu. "Será um espaço de experimentação e de criatividade. Será um museu vivo do Carnaval de Ovar", adianta José Américo, presidente da Fundação do Carnaval de Ovar e vereador. O responsável explica que a aldeia pretende também reunir as indústrias criativas do concelho, com o objectivo de "estimular a criatividade" e abrir novos horizontes neste sector.

"Queremos elevar o Carnaval de Ovar para outro patamar. O Carnaval é um investimento que gera riqueza no concelho e, como tal, é necessário ter condições para acompanhar essa realidade", sustenta José Américo. A forma como o local está projectado, com amplos pavilhões, permite ainda a sua utilização em circunstâncias especiais como, por exemplo, pela Protecção Civil.

Desfile hoje às 14h30

A câmara local assume a construção do equipamento que representa um investimento de dois milhões de euros, dos quais 800 mil serão comparticipados por fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional. A Fundação do Carnaval contribuirá "com os criativos e os conteúdos que darão vida a uma aldeia".

O Carnaval de Ovar volta hoje às ruas da cidade com 19 grupos e quatro escolas de samba. O desfile sai da Avenida de Sá Carneiro e começa às 14h30. As entradas custam 11 euros para a bancada e seis para os peões. O dia termina com o anúncio das classificações dos grupos escolas participantes e o enterro de mais um Entrudo vareiro, que volta a ter um rei e uma rainha da casa: Márcia Pereira e Zé Ramalhete. Sara Dias Oliveira

Sugerir correcção