A androginia de Andrej Pejic faz furor nas passerelles

Pejic faz parte de uma nova tendência “FemiMen” (homens que parecem mulheres)
Fotogaleria
Pejic faz parte de uma nova tendência “FemiMen” (homens que parecem mulheres) Foto: Lucas Jackson/Reuters
Fotogaleria
Foto: Lucas Jackson/Reuters
Fotogaleria
Foto: Lucas Jackson/Reuters
Fotogaleria
Foto: Lucas Jackson/Reuters
Fotogaleria
Foto: Lucas Jackson/Reuters

Olhos verdes, longos cabelos loiros, cintura estreita e pernas incrivelmente longas. Só há uma diferença entre este manequim e as restantes jovens: este é um homem e está a causar sensação na Semana da Moda de Nova Iorque.

Andrej Pejic, de 19 anos, nasceu na Bósnia e foi criado em Melbourne. Foi descoberto no ano passado por criadores europeus que ficaram fascinados com a ambiguidade da sua aparência.

Apesar de já ter participado em várias produções fotográficas, nomeadamente para a “Vogue” Itália, em Novembro do ano passado, e já ter desfilado para Jean Paul Gaultier, a sua estreia nas passarelles de Nova Iorque só aconteceu agora, durante a prestigiada Fashion Week. O seu look é tão feminino que Andrej Pejic participou em vários desfiles de moda feminina.

“Ser escolhido para passar modelos femininos não é algo que me deixe desconfortável”, disse Pejic ao “The New York Post”. “Algumas vezes as roupas de mulher são mais divertidas e menos restritivas”.

O manequim assume estar muito satisfeito com a recepção que tem tido em Nova Iorque. “Não posso dizer que tenha sido rejeitado. É a minha primeira temporada em Nova Iorque e isto é tudo excitante. Sou relativamente novo na moda feminina e espero que as coisas continuem a acontecer”.

O agente de Pejic em Nova Iorque, Chris Forberg, da agência de modelos DNA, indicou ao “The New York Post” que é raro para um modelo estreante conseguir na sua primeira temporada em Nova Iorque entrar em tantos desfiles, um sinal claro - na sua opinião - da popularidade que Pejic está a conquistar entre os criadores e os fashionistas

De acordo com o blogue de moda frockwriter, igualmente citado pelo mesmo jornal, Pejic está já a ganhar mais ou menos o que ganham as modelos femininas que, em média, recebem entre 35 e 50 por cento mais que os homens quando desfilam na passerelle.

Mas Pejic não desfila apenas roupa feminina. O modelo também esteve agendado para um total de cinco desfiles de roupa masculina nesta Semana de Moda, tornando-se assim no primeiro modelo na história da NY Fashion Week a passar roupa para ambos os géneros.

A par com a brasileira Lea T - um modelo transsexual que apareceu numa campanha da Givenchy no Outono passado e que participou numa produção fotográfica para a “Vogue” francesa em Agosto de 2010 -, Pejic faz parte de uma nova tendência a que os fashionistas chamam de “FemiMen” (homens que parecem mulheres) e que tem seduzido o mundo da moda nos meses mais recentes.

Pejic nasceu em Tuzla, na Bósnia-Herzegovina, filho de um pai croata e de uma mãe sérvia. A sua família fugiu da guerra na década de 1990 e instalou-se na Austrália.

Os pais acabaram por se divorciar e Andrej e o seu irmão mais velho, Igor, foram educados pela mãe e pela avó num bairro difícil nos arredores de Melbourne. “A minha mãe sempre me apoio”, explicou Pejic ao “The New York Post”.

O adolescente reconhece que soube que parecia uma rapariga praticamente desde que se começou a olhar ao espelho, reconheceu recentemente Pejic ao site The Daily Beast. O modelo adianta ainda que nunca sentiu qualquer espécie de assédio nem de discriminação. “As pessoas acham engraçado. Não são moralistas”.

Foi a criadora romena Yoana Baraschi que pela primeira vez reparou em Andrej durante uma sessão de casting, tendo-o contratado para um desfile. “Quando alguém é tão carismático, nem sequer nos perguntamos porque é que o queremos”, explicou Baraschi.

Depois dos primeiros desfiles, a androginia de Pejic popularizou-se. Jean Paul Gaultier contratou-o para encerrar o seu desfile em Paris, em Janeiro último, um momento que o modelo descreve como “inesquecível” e que, até agora, classifica como ponto alto da sua carreira.

Também apareceu na recente campanha de Marc Jacobs e nos anúncios da colecção primaveril de Gaultier a par com uma das modelos do momento: Karolina Kurkova.

Pejic, que admite ser um ícone para a androginia e para a transexualidade, não tem, porém, qualquer intenção de activismo político. O seu único objectivo é ganhar dinheiro a fazer aquilo que gosta. “Isto é uma indústria e este é o meu trabalho. Não é um movimento político”, indicou.

A directora-executiva da “Harper’s Bazaar”, Kristina O’Neill, disse ao “The New York Post”: “Ele não é apenas lindo, mas também tem bom carácter e isso é muito importante neste negócio. Mais do que qualquer outra coisa, eu penso que a sua presença prova que a beleza não tem de ter um género específico”.

Sugerir correcção
Comentar