A América preparava-se ontem para o casamento do ano

Foto
Bill e Hillary Clinton à chegada ao jantar da véspera do casamento

Chelsea Clinton terá dado ontem o nó com o banqueiro Marc Mezvinsky, e convidou celebridades. O pai gosta do genro e diz que ela todos os dias lhe parece bonita

Não importa se o Verão vai a meio, o casamento de Chelsea Clinton é o casamento do ano. A filha única do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton e da secretária de Estado Hillary Clinton ter-se-á casado ontem (à hora de fecho desta edição os noivos ainda não tinham dito o "sim") com o banqueiro Marc Mezvinsky, o seu namorado de há anos. A antiga "primeira criança" - Chelsea tinha 12 anos quando foi viver para a Casa Branca - teve o seu dia especial, os pais uma faustosa despesa e a segurança uma grande dor de cabeça.

A lista de convidados não foi divulgada, mas a imprensa falou em nomes como a apresentadora de televisão Oprah Winfrey ou o realizador Steven Spielberg. Seriam cerca de 400.

Na pequena localidade de Rhinebeck, a norte de Nova Iorque, não se falava noutra coisa, apesar de os noivos terem querido manter algum secretismo sobre a cerimónia. Soube-se, no entanto, que as flores custariam cerca de 500 mil dólares, o bolo 10.000, e os especialistas especularam sobre preço da festa: 2 a 3 milhões de dólares. O site TMZ, especializado em celebridades, procurava adivinhar as escolhas musicais e "apostava" que se iria ouvir Billie Jean de Mickael Jackson ou Wild World de Cat Stevens.

Os noivos têm 30 anos (ela) e 32 (ele), mas conheceram-se ainda adolescentes, num campo de férias organizado pelo Partido Democrata. Os pais da noiva chegaram ao local na sexta-feira, e pelas fotografias Bill Clinton parece mais magro - a filha pedira que perdesse uns quilos a mais. Quanto à secretária de Estado, apareceu de sorriso rasgado e um longo vestido verde para o jantar da véspera do casamento, a acenar aos fotógrafos. Bill Clinton até respondeu a perguntas sobre o futuro genro. "Gosto muito dele. Gosto mesmo. Admiro-o. E Hillary sente o mesmo." Sobre a filha também lhe perguntaram se estaria bonita, e que resposta esperariam? "Ela todos os dias me parece bonita."

O nome do estilista que vestiu Chelsea foi mantido em segredo. No entanto, a noiva e a mãe foram fotografadas na terça-feira na boutique da estilista Vera Wang, mas não é certo que lá tenham estado por causa do vestido mais importante da festa. Tendo e conta a presença de tantas celebridades, o espaço aéreo na região foi encerrado, e todos assinaram um acordo de secretismo.

O Presidente Barack Obama já tinha dito que não iria e até brincou com o assunto. "Já é difícil ter um Presidente num casamento..."