Há cinema de autor para ver nos jardins do Palácio de Cristal até Dezembro

Foto
Os filmes são exibidos no auditório da Biblioteca Almeida Garrett PAULO PIMENTA

A iniciativa partiu da Câmara do Porto e arrancou na semana passada com a projecção do filme O Mundo a seus Pés (Citizen Kane), o primeiro de três ciclos de cinema dedicados a outros tantos autores, que vão decorrer na Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal. Orson Welles foi o autor escolhido para a estreia por Lauro António, o programador dos ciclos que se sucedem até 16 de Dezembro. Depois de Welles (Julho e Agosto), as atenções recairão sobre David W. Griffith (Setembro) e Kubrick (Outubro, Novembro e Dezembro).

A maioria das sessões realiza-se às 18h30 de quarta e quinta-feira. A entrada é gratuita e além das publicações que acompanharão os filmes, há debates e workshops orientados por Lauro António.

O Estrangeiro, A Sede do Mal e A Dama de Xangai são alguns dos filmes de Orson Welles seleccionados. No Outono chegam filmes como O Lírio Quebrado, As Duas Órfãs, de Griffith. O ciclo completa-se com clássicos de Kubrick como Spartacus, Laranja Mecânica e Dr. Estranho Amor e os mais recentes do realizador. Cada ciclo conta com um debate final, às 20h15 ou 21h15, dependendo do mês.

A apresentação deste Invicta Filmes Ciclo de Cinema do Porto, na quinta-feira, contou com a presença de Lauro António e da vereadora do Conhecimento, Guilhermina Rego. A programação integral está disponível em www.cm-porto.pt.

Sugerir correcção