Elevador da Lada vai ser reactivado esta semana

Foto
Elevador da Lada

O elevador da Lada, que liga a Ribeira à zona do Paço Episcopal, deverá voltar a funcionar ainda esta semana. A garantia foi dada, ontem, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, durante a reunião do executivo.

A proposta para reactivar o elevador, parado há cerca de dois anos, era do PS, e mereceu um agradecimento de Rio. "Às vezes faz sentido estes pequenos empurrões", disse o autarca, explicando: "Voto favoravelmente e até agradeço. Por mim, nunca mais punha aquilo a funcionar, porque não ando por lá a passear [e não sabia do problema]".

Rio prometeu que, ainda esta semana, os problemas mais simples de limpeza serão solucionados, ficando o elevador totalmente reabilitado até ao final do mês. Nos próximos dias, o elevador começará a funcionar sendo a sua utilização, para já, gratuita, uma vez que a introdução de algum tipo de pagamento implicaria a criação de um sistema que, afirmou Rio, poderia ficar mais caro ao município do que o dinheiro conseguido com a cobrança de bilhetes.

Durante a reunião de ontem, as quatro propostas apresentadas pela oposição foram aprovadas, e só uma não conseguiu o voto unânime. A sugestão do PS para que o Governo instale no Porto a sede da empresa responsável pela cobrança de portagens nas Scut mereceu a abstenção do vereador da CDU, Rui Sá, por este discordar da cobrança. As duas propostas do comunista - para a reabilitação da Alameda de Basílio Teles e para que se estude uma ligação entre o Bairro da Associação de Moradores de Massarelos e a Via Panorâmica - foram aprovadas por unanimidade.

Numa reunião sem grande história, o PS alertou Rui Rio para a profusão de publicidade que a empresa Todos ao Palco tem colocado na fachada do Teatro Rivoli. O PS contou doze cartazes do espectáculo Annie, na fachada principal, voltada para a Praça de D. João I, mais dois na fachada lateral, e garantiu que até o nome do teatro foi ocultado por tanta publicidade, na "zona vermelha" da cidade (interdita, salvo excepções, à colocação de publicidade). Rio concedeu que o PS poderia ter "50 por cento de razão" e garantiu que iria ver o que se passa.

O presidente aproveitou a reunião para distribuir a carta enviada à secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, sobre a instalação de uma segunda Loja do Cidadão na cidade, reiterando as críticas ao líder da concelhia portuense do PS, Manuel Pizarro, que o PÚBLICO já noticiou. Rio garantiu que teve ""n" reuniões" com a secretária de Estado, para "tentar encontrar sítios", e que ponderara mesmo "encerrar a outra [nas Antas]", pelo que considera ser "inadmissível" Pizarro afirmar que a câmara não se empenha nesta questão.

Sugerir correcção