CDU quer saber de 23 mil euros em falta na Charneca

A CDU exigiu ao executivo da Junta de Freguesia da Charneca da Caparica esclarecimentos sobre o destino dado aos quase 23 mil euros de diferença entre o saldo contabilístico e o saldo real das contas de 2009. O presidente socialista do executivo da freguesia, Fernando Jorge Amoreira, afirmou que o desacerto nas contas se deve a um problema no sistema informático.

Rosário Quintas, eleita pela CDU na assembleia de freguesia, considera que "existe um conjunto de situações que não estão esclarecidas a este respeito" e acrescenta que, "tratando-se de tanto dinheiro, é imperioso que haja uma auditoria externa para clarificar eventuais procedimentos incorrectos". Para a CDU, de "há alguns anos a esta parte que os relatórios e contas da junta de freguesia têm levantado um conjunto de questões que não têm sido respondidas".

Fernando Jorge Amoreira, em declarações citadas pela agência Lusa, afirmou que a junta de freguesia não tem dinheiro para contratar os serviços de uma auditora externa, sublinhando no entanto que a situação estará esclarecida a muito breve prazo porque, adiantou, é o principal interessado em que a situação seja transparente. "Quando, no princípio do ano, me apercebi desta discrepância de valores, eu próprio dei conta da situação ao Tribunal de Contas, que nos deu 20 dias para percebermos o que se passava", explicou o autarca, que acrescentou: "Estamos a refazer todos os lançamentos de receitas desde 2007, data da actualização do programa com que trabalhámos que julgamos ter estado na origem do problema".

O presidente do executivo da junta afirmou ainda que sempre esteve disponível para prestar todos os esclarecimentos que lhe fossem solicitados. A CDU propôs a criação de uma comissão eventual de acompanhamento do trabalho de auditoria, que exige que seja feito.

A comissão foi eleita na sessão de 27 de Abril e é constituída por um elemento de cada partido - CDU, PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDS-PP. Fernando Jorge Amoreira disse que depois de ter sido nomeada, a comissão apenas reuniu com ele uma vez. A Charneca da Caparica é a maior freguesia do concelho de Almada, com 30 mil habitantes.