Pelo livro "Depressa, Devagar"

Bernardo Carvalho vence Prémio Nacional de Ilustração

Livro "Depressa, Devagar" ilustrado por Bernardo Carvalho
Foto
Livro "Depressa, Devagar" ilustrado por Bernardo Carvalho DR

O ilustrador Bernardo Carvalho venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2009 pelo livro "Depressa, Devagar", com texto de Isabel Minhós Martins, editado pela Planeta Tangerina, anunciou hoje a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).

O júri do prémio atribuiu ainda duas menções honrosas à ilustradora Marta Madureira, por "O livro dos medos", com texto de Adélia Carvalho (Editora Trampolim), e a Madalena Matoso, por "Andar por aí", com texto de Isabel Minhós Martins (Planeta Tangerina).

Bernardo Carvalho, 36 anos, que já tinha recebido duas menções honrosas em edições anteriores, receberá um prémio monetário de cinco mil euros, aos quais se adicionam 1500 euros para custear uma deslocação à Feira do Livro Infantil de Bolonha 2011, em Itália.

Madalena Matoso, que venceu o Prémio Nacional de Ilustração de 2008, e Marta Madureira receberão 1500 euros de ajudas de custo também para marcar presença em Bolonha.

O Prémio Nacional de Ilustração, que vai na 14ª edição, destina-se a premiar o trabalho de ilustradores na área da literatura para a infância e juventude.

Considerado a mais importante distinção na área da ilustração em Portugal, o prémio já foi atribuído a artistas como Gémeo Luís, Teresa Lima, Marta Torrão e, na edição anterior, a Cristina Valadas.

O júri que atribuiu este ano o prémio foi composto por Cristina Taquelim, da Biblioteca de Beja, João Paulo Cotrim e Assunção Mendonça, da DGLB.