Hulk regressa com um golo e FC Porto aproxima-se da Champions

Foto
Hulk teve um regresso em grande aos jogos da Liga Rafael Marchante/Reuters

Mudou a hora, os dias têm agora mais horas de luz, mas nem por isso o panorama para os lados do Restelo é mais radioso. O Belenenses entrou, ontem, em campo a saber que os dois clubes imediatamente acima da zona de despromoção (Vitória de Setúbal e Olhanense) tinham vencido os respectivos compromissos. Esse facto colocava a equipa do Restelo a nove pontos de um lugar que dê a manutenção na Liga principal, o que pesou na forma como os “azuis” enfrentaram a partida. Mesmo a precisar de pontos, da primeira parte do Belenenses salvou-se apenas um remate de Lima, que surgiu isolado, aos 11’, mas atirou cruzado para fora.

Mais de três meses e 18 jogos depois da última partida de Hulk na Liga, o brasileiro do FC Porto voltou, ontem, aos relvados nacionais, frente ao Belenenses, e jogou os 90’. Despenalizado pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, Hulk mostrou-se, no Restelo, com fome de bola e empenhado em recuperar o tempo perdido. E pode-se dizer que o conseguiu: marcou um golo e esteve nos outros dois do 3-0 com que o FC Porto derrotou os “azuis”.

Foi preciso esperar até aos 41’ para ver golos no Restelo. Bruno Vale, que tinha feito uma grande defesa poucos minutos antes, a cabeceamento de Bruno Alves, não evitou que Rolando fizesse o primeiro da partida. O defesa central do FC Porto, que já tinha dado o primeiro aviso, logo aos dois minutos, cabeceou na sequência de um livre marcado por Hulk.

Frente ao clube contra o qual se estreou a marcar em Portugal, o brasileiro com nome de super-herói voltou a fazer das suas. Recebeu na direita, flectiu para o meio e disparou uma bomba de pé esquerdo, ao ângulo da baliza de Bruno Alves. Estavam cumpridos cinco minutos da segunda parte e Hulk confirmava, com um grande golo, que está de volta à acção.

O treinador do Belenenses, António Conceição, colocou em campo, a seguir ao 2-0, Zé Pedro e André Almeida, o que lhe permitiu equilibrar os acontecimentos a meio-campo e suster um pouco o ímpeto do FC Porto. No entanto, as fragilidades dos “azuis” foram evidentes e pouco conseguiram fazer para incomodar Helton. Um remate de longe de Celestino, aos 58’, foi o melhor que se viu.

Bruno Vale, por seu lado, continuou a ter de se aplicar: aos 74’ evitou o golo de Falcao com uma grande defesa. Mas foi apenas adiar o inevitável já que, aos 83’ o avançado colombiano não falhou, apontando o seu 18.º golo na Liga. Hulk fez a assistência na direita, Falcao cabeceou, com a bola a embater no poste e entrar depois. Estava selada uma vitória tranquila do FC Porto, que vê agora o segundo lugar a cinco pontos.

+

HulkEsteve em grande no jogo de regresso após castigo. Assistiu Rolando no primeiro e Falcao no terceiro e assinou ele próprio o segundo golo do FC Porto, uma obra de arte que vale a pena rever. Hulk está de volta e mostrou não ter desaprendido.

-

HeltonO guarda-redes brasileiro regressou à baliza do FC Porto mas esteve algo desconcentrado e cometeu vários erros durante a partida. Valeu-lhe o facto de o Belenenses não lhe ter dado muito trabalho.

-

BelenensesA equipa do Restelo é, de facto, muito frágil e pouco fez para incomodar Helton, que ontem nem esteve no dia mais feliz. A nova pontos dos lugares de manutenção e quando faltam jogar seis partidas (18 pontos em disputa) a descida de divisão é um cenário cada vez mais real.

Ficha de Jogo

Belenenses-FC Porto, 0-3

Jogo no Estádio do Restelo, em Lisboa. Assistência Cerca de 5 000 espectadores

Belenenses

Bruno Vale 6, Mano 6, Mustafa 5, Marcos António 6, Tiago Gomes 6 (Fajardo 6, 46), Barge 6 (André Almeida 6, 62), Gabriel Gomez 6, Celestino 6, Miguelito 6, Lima 6, Yontcha 5 (José Pedro 5, 54).


Treinador

António Conceição.

FC Porto

Helton 6, Miguel Lopes 5, Rolando 7, Bruno Alves 6, Álvaro Pereira 6, Fernando 7, Guarín 6, Raul Meireles 6 (Belluschi 5, 65), Ruben Micael 7 (Valeri -, 86), Hulk 8 e Falcao 7.


Treinador

Jesualdo Ferreira.

Árbitro

Paulo Baptista 6, Portalegre.

Golos0-1

por Rolando, aos 40’;

0-2

por Hulk, aos 51’;

0-3

por Falcao, aos 83’.

notícia actualizada às 23h15
Sugerir correcção
Comentar