Cinco feriados ao fim-de-semana e menos pontes em 2010

Amanhã, o Ano Novo ainda permitirá um fim-de-semana prolongado - já o Natal do próximo ano acontecerá a um sábado. A este juntam-se o 25 de Abril, o 1.º de Maio, a Assunção de Maria (15 de Agosto) e, naturalmente, a Páscoa, todos ao fim-de-semana. Já os feriados de 1 e 8 de Dezembro de 2010 calham a uma quarta-feira, impossibilitando as habituais pontes.

Ainda assim, no Carnaval (16 de Fevereiro), Corpo de Deus (3 de Junho), Implantação da República (5 de Outubro) e Dia de Portugal (10 de Junho) será possível gozar ponte, uma vez que calham a uma quinta ou terça-feira, assim se esteja disponível para gastar algum dos dias de férias ou a entidade patronal o permita.

Os habitantes no Porto somam mais uma possível ponte, uma vez que o feriado municipal de São João será gozado no próximo ano a uma quinta-feira. Em Lisboa, o Santo António celebrar-se-á a um sábado. Para além do Ano Novo, também os feriados de Todos os Santos (1 de Novembro) e Sexta-feira Santa (2 de Abril) irão permitir fins-de-semana prolongados.

A Associação Empresarial de Portugal já veio defender a redução do número de feriados como forma de combater a crise e o desemprego. Os empresários fizeram as contas e concluíram que Portugal tem mais dois feriados que a média da União Europeia, apelando a "um esforço colectivo" para que se mantenham os postos de trabalho.

Sugerir correcção
Comentar