Gonçalo M. Tavares de exportação

Foto

Nove livros nos mercados americano e britânico

"Gonçalo M. Tavares criou um Bairro portátil, um maravilhoso Chiado literário - que jamais arderá - onde compram pão e tomam aperitivos 'O Senhor Valéry', 'O Senhor Juarroz', 'O Senhor Walser', 'O Senhor Henri' (Michaux), 'O Senhor Calvino', 'O Senhor Brecht', entre outros. O seu Bairro é de uma originalidade impressionante", escreveu Enrique Vila-Matas. Um outro escritor, Alberto Manguel, diz que "cada um dos seus livros (...) é um caleidoscópio que manipula a realidade para melhor a observar." Na revista do "Figaro", Elisabeth Barillé chamou-lhe o Kafka português e perguntava: "Irá Gonçalo M. Tavares transformar-se num produto de exportação ao nível do Vinho do Porto ou da saudade?". Damos a resposta: sim, Gonçalo M. Tavares já está a tornar-se um produto de exportação. Nos próximos anos terá nove dos seus livros traduzidos nos mercados inglês e americano - conhecidos por serem quase impenetráveis para autores que não escrevem em língua inglesa. "Agrada-me o facto de todos os meus livros, mesmo os mais estranhos e difíceis, estarem a ser traduzidos. Também  é importante sairem vários livros no mesmo país. Esta continuidade é importante pois só assim os leitores podem estabilizar e conhecer o trabalho com alguma profundidade. A reacção tem sido óptima, a diferentes níveis. Para além da recepção aos livros - algumas de pessoas que admiro muito - já aparecem peças de teatro, de arte e arquitectura, filmes de animação, teses académicas, etc., e em vários países", sublinha Gonçalo M. Tavares ao Ípsilon.

A Dalkey Archive - a editora literária independente de referência que tem no seu catálogo alguns dos principais autores europeus - acaba de editar "Jerusalém" e o livro foi recenseado na última edição do "The Times Literary Supplement". Assinada por Toby Lichtig, a crítica fala de um livro "irónico", "opressivo" e "comovente". E diz que a editora devia ser louvada por ter levado "este pequeno livro poderoso" até ao povo anglófono.

Na América e no Reino Unido serão também publicados os outros três romances do Reino - "Um Homem: Klaus Klump", "A Máquina de Joseph Walser" e "Aprender a Rezar na Era da Técnica" (este já no próximo ano). Os direitos de cinco Senhores da colecção Bairro também foram vendidos para editoras britânicas e norte-americanas.

Os livros de Gonçalo M. Tavares têm sido publicados em algumas das mais prestigiadas editoras de todo o mundo (a Feltrinelli de Itália, a Mondadori de Espanha e a Companhia das Letras do Brasil) "a um ritmo mesmo muito surpreendente", diz o escritor.

Sugerir correcção
Comentar