Este é o pior Sporting desde que a vitória vale 3 pontos

Foto
Contra o União de Leiria o Sporting sofreu a segunda derrota em Alvalade esta época Marcos Borga / Reuters

O Sporting tem mais pontos perdidos (21) do que conquistados (18) nas primeiras 13 jornadas da Liga de futebol deste ano. Este é mesmo o pior registo da equipa de Alvalade nesta fase da temporada desde que foi introduzido, em 1995-96, o sistema que atribui três pontos por vitória.

A crise da equipa leonina não tem, aliás, comparação nas 14 épocas anteriores. Nunca o Sporting tinha terminado a 13.ª jornada no sétimo lugar (o pior era um quinto posto em 2005-06, com Peseiro e Paulo Bento), nem com apenas 18 pontos conquistados (o pior registo era de 20 de 1997-98) e também nunca tinha conquistado tão poucos pontos (nove) em casa - a pior marca era dez pontos em 2006-07 e 2008-09.

Os jogos em Alvalade são um bom exemplo da crise leonina e uma boa parte da explicação da má temporada do Sporting. Dos 18 pontos conquistados até agora, apenas nove foram ganhos em Alvalade. Em casa, a equipa só venceu dois encontros (1-0 ao Paços de Ferreira e 3-2 ao Olhanense), tendo acumulado três empates (0-0 com Belenenses e Benfica, 1-1 com o Marítimo) e duas derrotas (1-2 com Braga e 0-1 com U. Leiria).

Feitas as contas, conclui-se que o Sporting já perdeu 12 pontos em casa, algo que ultrapassa o desperdício caseiro na totalidade de qualquer uma das três últimas épocas: perdeu 11 pontos em 2008-09, seis em 2007-08 e dez em 2006-07.

A equipa de Alvalade padece de uma espécie de síndrome dos jogos em casa, somando agora quatro jornadas consecutivas sem vencer na condição de visitado. A última vitória remonta a 21 de Setembro, quando, ainda com Paulo Bento, bateu o Olhanense por 3-2, depois de ter estado a perder por 2-0 (quinta jornada).

Como Carlos Carvalhal reconheceu no final do encontro de anteontem, frente à União de Leiria, os jogadores foram afectados pela ansiedade de jogar no seu estádio, onde os assobios voltaram a ser fortes. "Há uma carga psicológica muito grande e será fundamentalmente essa a questão que temos de trabalhar", disse o técnico, acrescentando: "Mas temos de viver com a realidade, com os receios, os medos e a ansiedade".

Carvalhal defendeu ainda que os problemas estão identificados e que os vai resolver. E um deles é a capacidade goleadora do Sporting e a relação entre golos marcados e sofridos.

Nas primeiras 13 jornadas, a equipa leonina marcou 14 golos e sofreu 11. Esta é a segunda pior diferença de golos desde 1995-96, apenas ultrapassada pelo registo de 1997-98, quando a equipa de Octávio/Francisco Vital/Carlos Manuel acumulou 12 golos marcados e nove sofridos nas primeiras 13 jornadas.

E se nos limitarmos à análise dos jogos em Alvalade, então não há mesmo pior registo nos últimos 15 anos. O Sporting tem apenas seis golos marcados (é o quarto pior ataque nos encontros caseiros) e seis golos sofridos, algo que só se aproxima do registo de 1997-98 (6-4).

Sugerir correcção
Comentar