Águas do Norte Alentejano garantem abastecimento do distrito de Portalegre até 2011

Em declarações à agência Lusa, o responsável adiantou que o investimento global do sistema multimunicipal para o abastecimento de água e saneamento naquela região alentejana é de “cerca de 140 milhões de euros”.

“Nesta altura, já gastámos cerca de 90 milhões de euros, mas temos ainda muito dinheiro para gastar em saneamento. Nós temos ainda para recuperar e construir cerca de 40 estações de tratamento de águas residuais”, explicou.

O distrito de Portalegre é abastecido por três subsistemas, nomeadamente pela Barragem da Apartadura (Portalegre), Barragem de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide) e Barragem do Caia (Elvas).

De acordo com Octávio Almeida, o abastecimento de água em alta por parte da AdNA chegou recentemente aos concelhos de Alter do Chão, Crato e Fronteira.

“Nós estamos também a abastecer uma parte do concelho do Gavião e estamos em condições de abastecer uma esmagadora maioria do concelho de Ponte Sor”, indicou.

“Em Avis poderemos começar a abastecer até meados de Janeiro e até ao final do primeiro trimestre de 2010 o concelho de Sousel”, sublinhou.

Com um conjunto de obras em condutas de ligação e em estações de tratamento de águas, Octávio Almeida reconheceu que os concelhos de Arronches e de Monforte estão “um pouco atrasados” em todo o processo de abastecimento por parte da AdNA.

“Estes dois concelhos vão ser os últimos a ser abastecidos pela AdNA, porque faltam fazer algumas interligações e alguns reservatórios que neste momento estão em obra”, revelou.

A empresa multimunicipal Águas do Norte Alentejano é constituída pela Águas de Portugal, representando 51 por cento do capital, e pelos 15 municípios do distrito de Portalegre, com os restantes 49 por cento, e serve cerca de 130 mil habitantes.

A AdNA é responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte Alentejano para captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e para recolha, tratamento e rejeição de efluentes.