65 filmes em concurso

"Aquele querido mês de Agosto" vence grande prémio do Festival Caminhos do Cinema Português

"Aquele querido mês de Agosto" já venceu vários prémios em festivais internacionais.
Foto
"Aquele querido mês de Agosto" já venceu vários prémios em festivais internacionais. Paulo Ricca/Arquivo

O filme "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes venceu ontem o grande prémio da 16ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português. O festival decorreu em Coimbra entre os dias 18 e 26 deste mês e apresentou a concurso 65 curtas e longas-metragens produzidas no último ano.

O júri salientou "um impressionante, refrescante e estimulante valor artístico" no filme de Miguel Gomes, que já recebeu vários prémios em festivais internacionais e que marcou presença no Festival de Cannes o ano passado.

"Entre os dedos", de Tiago Guedes e Frederico Serra venceu o prémio de melhor longa-metragem, pelas "poderosas interpretações dramáticas de Isabel Abreu, Filipe Duarte e Gonçalo Waddington" diz o júri. António Gonçalves e Ricardo Oliveira receberam o prémio de melhor curta-metragem por "Os Vigilantes" e "Cândido", de Zepe, foi considerada a melhor animação.

A realizadora Catarina Alves Costa recebeu o prémio de melhor documentário por "Falamos de António Campos", revisitação do trabalho e da vida daquele documentarista. Joana Cunha Ferreira, que assinou a direcção de produção desse filme, foi distinguida com o prémio revelação pelo envolvimento em documentários "de grande valor artístico e cultural".

Promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, o festival integra, além da secção competitiva, uma outra intitulada Caminhos Júniores, dirigida a crianças entre os três e os dez anos.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações