Unidade de Saúde da Figueira da Foz já disponibiliza serviços on-line aos utentes

Primeiro Centro de Saúde do Futuro resulta de uma parceria entre a Administração Regional
de Saúde do Centro
e a PT Prime

A Marcar consultas, verificar resultados de exames ou análises, pedir atestados e renovar receitas médicas são algumas das acções que os utentes do Unidade de Saúde de S. Julião, na Figueira da Foz, podem fazer a partir de agora através da Internet e sem qualquer deslocação. Esta unidade da Figueira da Foz é a primeira no país a ser incluída no projecto Centro de Saúde do Futuro, que resulta de um acordo entre a PT Prime e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS).A parceria entre as duas instituições prevê também a criação da primeira Região Digital de Saúde, um projecto que vai ligar em rede o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) a todos os centros de saúde do concelho, permitindo, por exemplo, a partilha de informação clínica sobre utentes entre todas as unidades de saúde.
O acordo de cooperação entre a PT Prime, a ARS do Centro e o Hospital Distrital foi assinado ontem na Figueira da Foz, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro: "Facilitar a vida ao cidadão é a ideia central da reforma dos cuidados de saúde primários e este projecto tem muitas virtualidades a esse nível", declarou.
De acordo com a ARS do Centro, a escolha da Figueira da Foz ficou a dever-se ao facto de se tratar de "um concelho pequeno" com um hospital de "média dimensão", o que permite testar com maior eficácia o funcionamento destes sistemas de informação. Antes desta colaboração, a ARS do Centro e a PT Prime têm estado envolvidas no desenvolvimento da telemedicina entre unidades de saúde do distrito de Coimbra.
Para usufruir dos serviços on-line, os utentes da Unidade de Saúde de S. Julião vão ter que requisitar uma passaword, acedendo depois à sua página pessoal dentro do sítio da Internet da Unidade de Saúde. No caso de um doente com diabetes, por exemplo, o utente poderá a partir de agora informar diariamente o seu médico de família sobre os níveis de açúcar no sangue e sobre a tensão arterial registada, introduzindo estes dados biométricos na sua página pessoal.
"Os utentes passam a ter acesso a um conjunto de funcionalidades bastante inovadoras. Isto vai melhorar o desempenho dos profissionais e a acessibilidade dos doentes", declarou José Luís Biscaia, coordenador da unidade de saúde familiar.
Além das novas funcionalidades on-line, entrou ontem em funcionamento na unidade de saúde o sistema automático de gestão de listas de espera que, de acordo com a PT Prime, vai permitir reduzir o tempo de espera na consulta de 12 para seis minutos. Com Lusa

Sugerir correcção