Cinco jovens independentistas detidos em Navarra por violência urbana

Foto
Com esta operação, a Polícia Nacional considera que poderão ficar esclarecidas 32 acções terroristas Pablo Sanchez/Reuters (arquivo)

Pelo menos cinco jovens independentistas foram detidos esta madrugada em Navarra, província vizinha do País Basco, por violência urbana, informou o Ministério do Interior espanhol.

A operação da Polícia Nacional e da Guardia Civil espanhola detectou ainda quatro engenhos incendiários, prontos a ser utilizados, e material explosivo em Pamplona, Burlada, San Martín de Unx e Noain, segundo o “El Mundo” online.

Foram ainda apreendidos quatro computadores, CD, disquetes e fotografias, telemóveis e documentação relacionada com o Batasuna.

Os detidos tinham em sua posse propaganda eleitoral do Ayuntamiento de Burlada e listas eleitorais de partidos políticos como o PP (Partido Popular) e o PSOE (partido socialista).

Com esta operação, a Polícia Nacional considera que poderão ficar esclarecidas 32 acções terroristas cometidas em Pamplona e arredores.

Os actos de violência urbana atribuídos a jovens independentistas bascos radicais são regulares no País Basco e em Navarra. Numerosos dirigentes do grupo armado ETA participaram nesses actos de violência antes de integrar, mais tarde, a organização clandestina.

A violência urbana está a aumentar desde as últimas detenções de dirigentes do Batasuna, sob ordem do juiz espanhol Baltasar Garzon.

Sugerir correcção
Comentar