Ministro do Ambiente anuncia criação de novos programas Polis

Foto
A Ria Formosa, o Litoral Norte e a Ria de Aveiro são as três áreas que serão abrangidas, segundo o ministro Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, que falava à Lusa no final de uma conferência sobre a biodiversidade na Fundação Gulbenkian, afirmou que os novos programas Polis "são diferentes dos tradicionais", que eram "destinados aos centros históricos", enquanto os novos, que deverão ser lançados em 2009, "terão características particulares, porque "se destinam à requalificação de áreas do litoral".

Para já Nunes Correia destacou três áreas já definidas: a Ria Formosa, o Litoral Norte - Viana do Castelo, Esposende e Caminha, e a Ria de Aveiro.

O ministro adiantou ainda que pretende reunir-se este ano com as autarquias das áreas abrangidas pelos futuros Polis para discutir os projectos.

Sobre a Ria de Aveiro, Nunes Correia destacou que "esta é uma região que merece uma atenção muito particular". O ministro já lançou o repto aos municípios do litoral Norte para lançarem um projecto para aquela zona. "Tudo isto fará parte de um projecto integrado e global", esclareceu o ministro, ao mesmo tempo que alerta para o facto de que "tudo está numa fase muito inicial".

"Até ao final do ano pensamos reunir com as câmaras interessadas, porque pretendemos que seja um projecto que reúna a colaboração dos municípios e dos ministérios", frisou Nunes Correia, adiantando que "em 2008 decorrerá a preparação dos planos" e que espera "iniciar os projectos" no ano seguinte.

Sugerir correcção
Comentar