Torne-se perito

Quem são os campeões de audiências do cabo

Cerca de 40 por cento da população portuguesa com televisão dispõe de canais por cabo. Neste universo de dezenas de canais as preferências dos espectadores vão para as séries, reality-shows e programas de comentário desportivo. O PÚBLICO quis saber quais os programas favoritos no cabo, analisando os dados recolhidos pela Marktest nos três últimos meses - Agosto, Setembro e Outubro - de alguns dos canais mais vistos. Aqui fica o "best of" encontrado.

Noddy, o vencedor do Panda

Noddy é um totalista da programação infantil: está no cabo e nos generalistas. E mantém-se no top três dos mais vistos do Canal Panda. O pequeno desenho animado é um fenómeno de popularidade entre as crianças. Na Dois já se dedica a ensinar inglês, no espaço Zig Zag, mas no Panda mantém-se no seu formato clássico -Abram Alas para o Noddy. A série nunca desce dos 30 por cento de share no horário das 20h00 nos três meses analisados pela Marktest. O filho da imaginação de Enid Blyton foi criado em 1949, data da sua primeira viagem à Cidade dos Brinquedos, onde vivem personagens claramente delineadas como boas ou más. Hoje com 57 anos, fez com sucesso a transição da era dos livros para o mundo multimédia. A primeira tentativa de ressuscitar o boneco do barrete azul com um guizo ocorreu em 1998, com animação mais rudimentar e programas de 30 minutos, mas os resultados não foram os melhores, sobretudo no mercado norte-americano, onde era exibida na estação pública PBS. Pouco tempo depois, a passagem à animação computadorizada e a diminuição do tempo dos episódios para cerca de 11 minutos garantiu-lhe o sucesso. Está na Internet, com vários sítios em todas as línguas e o programa Abram Alas para o Noddy, inspirado nos livros da escritora britânica, é transmitido em pelo menos uma dezena de países.

Reality-shows batem música na MTV

Só no fim de Outubro, numa hora de almoço, é que os videoclips, a matéria-prima da programação da Music Television, foram o programa mais visto do canal. As grelhas da MTV, seja a versão norte-americana ou portuguesa, estão cada vez mais carregadas de reality-shows e estes foram os mais vistos da estação nos meses de Agosto e Setembro. Pimp My Ride, um programa de transformação de carros obtusos em bólides tuning, e Room Raiders (salteadores de quartos), que mostra como uma pessoa selecciona o seu par através da vistoria dos quartos de um conjunto de candidatos ou candidatas, foram os mais vistos da MTV nos últimos três meses. Room Raiders foi primeiro e segundo em Agosto e Outubro e Pimp My Ride o terceiro e o segundo mais visto em Agosto e Setembro, respectivamente.

Desporto n"O Dia Seguinte vence na SIC Notícias

O comentário desportivo chamou maior número de espectadores ao canal de notícias da SIC nos três meses sondados. O programa O Dia Seguinte, transmitido às 22h30 de segunda-feira, que faz rescaldo do fim-de-semana desportivo com três comentadores em estúdio (Dias Ferreira -Sporting, Fernando Seara -Benfica e Guilherme Aguiar -FC Porto), foi o mais popular no final de Agosto e início de Setembro, com shares de 37,7 e 34,9. Neste período o peso do futebol fez-se sentir no top três dos mais vistos da SIC Notícias, o canal com mais espectadores do universo do cabo, com o Tempo Extra do comentador Rui Santos e uma edição especial dedicada ao caso Mateus, a 7 de Setembro, a marcar presença na lista compilada pela Marktest.

Comentários desportivos no top da RTPN

Em Agosto foi o ciclismo com a Volta a Portugal, em Setembro um Especial Desporto, mas em Outubro passado o comentário desportivo de Trio d"ataque consagrou-se. Trio d"ataque é o programa da RTPN conduzido por Carlos Daniel e que junta Jorge Gabriel, em representação do Sporting, António Pedro Vasconcelos, pelo Benfica, e Rui Moreira, que defende as cores do FC Porto, para debater o mundo do futebol às terças-feiras. No programa participam também espectadores, através de intervenções telefónicas. Em Setembro conseguiu o maior share (13 pontos percentuais) e foi visto por mais de 50 mil pessoas, apesar de ter sido batido por um Especial Desporto sobre o FC Porto em termos do número de espectadores. Em Outubro, no dia 24, o debate de uma hora teve o primeiro lugar indiscutível: 14,2 de share e 62.600 espectadores ligados na RTPN.
SIC Radical agarrada ao wrestling

É outro fenómeno de popularidade entre os mais novos, mas não só. O wrestling norte-americano está implantado em Portugal com um sucesso que evoca o primeiro programa do género, comentado na RTP1 por Tarzan Taborda. Smackdown, Raw, especiais WWE e Unforgiven dominam o top dos três mais vistos dos meses de Agosto, Setembro e Outubro. Os únicos programas que se intrometeram, e no mais modesto terceiro lugar, foram as reposições de Gato Fedorento e o pacote de vídeos musicais Max Música. O sucesso do wrestling na SIC Radical fez com que o canal apostasse no comentário em português e no magazine Duplo Impacto, da responsabilidade de Diogo Beja e Jorge Botas.

Efeito Seinfeld perdura na SIC Comédia

Seja às 22h30 ou às 12h00, há sempre gente para ver Seinfeld. A SIC Comédia não terá dúvidas sobre qual o seu programa de maior sucesso. Não se trata apenas de programar Seinfeld para o prime-time, pois os números do período em análise indicam que a hora em que é transmitida a série se transforma no prime-time. E apesar das histórias sobre nada que ocupam Jerry, Elaine, George e Kramer não serem novas para os portugueses (depois de ter sido transmitida na TVI, todas as épocas já passaram pelo menos uma vez na SIC Comédia e estão em repetição), o número de espectadores que aderem a Seinfeld não pára de crescer. Em Agosto, a Marktest contabilizou 30.500 espectadores numa transmissão nocturna. Em Setembro já eram 47.700 a sintonizar a sitcom numa hora de almoço de sábado e no mês seguinte 50.600 pessoas assistiram a mais um episódio de Seinfeld.

SIC Mulher: o domínio das americanas

A audiência da SIC Mulher prefere Oprah, Sexo e a Cidade e Querido Mudei a Casa!, o magazine de remodelação doméstica apresentado pela directora do canal, Sofia Carvalho. Mas os favoritos e os mais vistos são mesmo o talk-show de Oprah Winfrey, uma das mulheres mais poderosas do mundo segundo vários rankings de revistas norte-americanas, e a série sobre quatro amigas de Nova Iorque, Sexo e a Cidade. Oprah, da apresentadora homónima, foi o mais visto de Agosto em termos de share e de espectadores e em Setembro repetiu o primeiro lugar no que toca ao share, mas Querido Mudei a Casa! teve mais pessoas a vê-lo. Quanto a Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte, são procuradas mesmo em repetição. Sexo e a Cidade ficou em terceiro em Agosto, mas em Outubro o mesmo episódio obteve o primeiro e segundo lugares dos mais vistos da SIC Mulher, transmitido num domingo e repetido numa segunda-feira à noite.

Cidadão Brasileiro prende espectadores da TV Record

É o programa mais visto nos três meses em análise. A novela das 21h da Record conta a história de vida de António Maciel, nascido na década de 1950. Através da segunda metade do século XX e até ao início deste século, os 215 episódios narram a sua ascensão social, os seus amores com mulheres de diferentes origens sociais e as habituais peripécias, traições e aventuras de uma trama. Escrita por Lauro César Muniz (que passou da Globo para a Record) e Rosane Lima, Cidadão Brasileiro é protagonizada por Lucélia Santos, Paloma Duarte e Gabriel Braga Nunes.

Perdidos e Achados da História

No mês de Setembro e com a programação especial que vários programas fizeram para assinalar os atentados do dia 11 nos EUA, o programa História Hoje do Canal História dedicado aos ataques às Torres Gémeas e Pentágono foi o mais visto. De resto, os espectadores do canal de cabo dispersaram-se nestes três meses por vários programas e temáticas. Mas há uma série que aparece nas listas com maior frequência: Perdidos e Achados, um magazine que assume o formato de uma "caça ao tesouro" de objectos pertencentes a personalidades marcantes da história mundial, que vão desde os compridos sapatos de Charlie Chaplin usados na personagem Charlot até ao testamento de William Shakespeare. Em Agosto e Outubro, esta série está entre as três mais vistas do Canal de História.

CSI é a pérola do AXNÉ uma das séries do momento e uma franchise de sucesso, sempre com banda sonora do genérico com temas clássicos dos The Who. CSI: Las Vegas, o primeiro, CSI: Miami e CSI: Nova Iorque, as franchises, são os programas mais vistos do canal de cabo AXN, da Sony. De todos, o mais visto é a edição Miami, com os óculos escuros e a pose sobranceira do tenente Horatio Caine a absorver a atenção dos espectadores do canal, que nos três meses em causa colocaram CSI: Miami em primeiro lugar. Depois vem Las Vegas, com Gil Grissom e Catherine Willows, e por fim a versão Nova Iorque, com o trabalho de Mac Taylor e Stella Bonasera. Os únicos intrusos na dominação forense de CSI são os filmes transmitidos pelo AXN, porque de resto só há espaço para a investigação de crimes.

Um médico e cinco donas
de casa lutam no Fox

Em Agosto, o dr. House foi o mais visto pelos clientes com televisão por cabo (só nos operadores TV Cabo e na Artelecom é que este canal é opcional, integrado em pacotes especiais), seguido de perto pelas Donas de Casa Desesperadas. Já em Setembro, as donas de casa de Wisteria Lane ficaram em primeiro lugar, seguidas do médico de mau feitio mas com um apurado sentido patologista. No mês de Outubro, House manteve-se em segundo lugar, batido por uma terceira série - Águas Profundas, sobre estranhos acontecimentos que se passam no mar, que estará a ficar povoado por estranhas criaturas que vivem sob as ondas. Esta série foi cancelada nos EUA com apenas 15 episódios filmados e não oferecerá resistência por muito tempo à liderança de House e do quinteto de mulheres.

Sugerir correcção