LOCAL PORTO

Roteiro alternativo

Além dos alhos-porros, dos martelinhos de plástico, dos balões e dos convívios mais ou menos domésticos em torno de sardinhas assadas, ingredientes já habituais nos festejos são-joaninos, é hoje dada aos foliões da noite mais longa do Porto a oportunidade de ouvir canções pop dos anos 80, dançar ao som de house ou techno, mergulhar no inferno do metal, reviver romantismos de outrora, celebrar o santo padroeiro, enfim, como lhes der na real gana. Está provado que o S. João é universal e pode usar múltiplas vestes. Aqui ficam algumas sugestões dentro do circuito alternativo.

Estádio Sagres
(Castelo do Queijo)
O espaço que nos últimos dias tem sido palco da transmissão em ecrã gigante dos jogos da selecção no Mundial será logo à noite ocupado com o evento Sagres Electronic S. João, animado a partir das 23h30 por uma plêiade de DJ. Ali bem perto, junto ao Edifício Transparente, Expensive Soul e Mercado Negro forjarão o som a partir das 2h00.

Hard ClubFiel às suas tradições, o Hard Club vai assinalar o S. João com um ataque em força de bandas com elevada potência sónica. Nada menos de seis formações, todas elas mais ou menos tributárias do punk, trash e metal. São elas: Motornoise, Larkin, Freedoom, Black Sunrise, Cabeça de Martelo e Skeptik. Haverá sardinhas ao início da noite. Depois, será sempre a abrir...

Museu da Ciência e IndústriaPorque recordar é viver, o Museu da Ciência e Indústria convidou José Cid para animar um jantar típico a partir das 21h00. Num espaço ao ar livre, com vista para o Douro, será possível voltar a ouvir as canções românticas daquele que garantia não ter o amor "grades, fronteiras, muro em Berlim"... Após o fogo-de-artifício, que será visível do local, os foliões serão convidados a usar as duas pistas de dança disponíveis: uma delas animada pelo duo germânico Âme e a outra por vários DJ de hip-hop.

Casa LemosApós o jantar típico, a Casa Lemos, em Nevogilde, promete uma actuação "verdadeiramente popular" de Paló. Para os que quiserem dançar, terão duas opções: a tenda, onde os DJ Chibanga, Jorge Romão (o mesmo dos GNR), Paulo Pimenta e Zé Marques Pinto recordarão os hits dos anos 80 e 90; ou a "discoteca" montada no court de ténis, cuja programação privilegiará o funk, house e electrónica. Neste último espaço, merece destaque a actuação dos americanos DJ"s Are Not Rock Stars.

Disco Volante O Disco Volante, integrado no Cinema Batalha e um dos pólos noctívagos mais recentes da cidade, propõe um programa especial de título sugestivo: S. João... Bai no Batalha.

Radio BarO Radio Bar, em Miragaia, propõe animação em torno de DJ, entre eles Rodrigo Affreixo, Tony the Pony e Salazar Inc. Além dos indispensáveis comes e bebes da quadra e do lançamento de balões, a organização promete "anões malabaristas e homens cuspidores de fogo"...

Maria Vai com as OutrasA nova loja Maria Vai Com as Outras (Rua do Almada) vai abrir as suas portas de par em par ao S. João, transbordando até à rua. Prometem-se "sardinhas, cerveja, vinho, broa, música mais ou menos popular e boa disposição".

Discotecas (sempre a partir da meia-noite)
- No Swing, estarão em destaque no fornecimento de música Frank Maurel, Carlos Manaça e DJ Jiggy.
- Já no clube Mau Mau, o cartaz dançante será encabeçado por DJ Vibe e DJ Yellow, ambos centrados na house.