Gorillaz em 3D nos prémios MTV

A banda britânica vai actuar amanhã no Pavilhão Atlântico,
em Lisboa, mas será representada por dois hologramas, duas
das quatro personagens BD que compõem o grupo criado
por Damon Albarn e Jamie Hewlett. Por Joana Gorjão Henriques

Apetece subir ao palco e tocar neles, só para ver se são mesmo personagens de BD a três dimensões - como se fossem de "carne e osso".Depois de se terem tornado no "primeiro grupo hip-hop virtual", os Gorillaz, projecto de Damon Albarn (dos Blur) e de Jamie Hewlett (criador da anti-heroína da BD Tank Girl), vão provar amanhã que têm o dom da ubiquidade. Actuam em Manchester, dando o terceiro dos cinco concertos inaugurais do último álbum, Demon Days. E, ao mesmo tempo, estão em Lisboa, na cerimónia de entrega dos MTV European Music Awards, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Só que, se em Manchester vão estar fisicamente (mesmo se escondidos algures, como no primeiro concerto em que actuaram por detrás de uma cortina onde eram projectadas imagens), em Lisboa estarão "representados" por dois hologramas - duas das quatro personagens de comics que compõem os Gorillaz (2D, Murdoc, Noodle e Russel, que não pretendem ser a reprodução dos elementos do grupo).
É caso para dizer que os Gorillaz, um dos grupos que têm mais nomeações para os prémios MTV Europe, levaram até às últimas consequências o conceito de banda virtual. Ontem, no ensaio técnico no Pavilhão Atlântico, os hologramas foram-se mexendo e tocando ao lado de dois elementos do De La Soul - Posdnuos e Trugoy the Dove, mas estes estão in person -, convidados para participar em Feel good Inc., um dos êxitos do segundo álbum dos Gorillaz, que já vendeu três milhões em todo o Mundo.
Antes de se abrir a cortina do palco principal, era projectada em letras gigantes a palavra "observação", uma das várias mensagens que pontuarão a noite, explicou Richard Godfrey, produtor executivo e vice-presidente das produções MTV Europe. Não é para menos: a "actuação" de Feel good Inc. dura pouco mais do que quatro minutos, mas entranha-se e corre o risco de ficar gravada na memória por tempo indeterminado.
Transportar personagens em 3D para o palco já fazia parte dos projectos dos Gorillaz há algum tempo, como disseram em Maio numa entrevista ao Y: "Quando chegar a tecnologia, acredite que seremos os primeiros a apresentar personagens de banda desenhada em palco, mas infelizmente ainda não é possível".
Quem for à cerimónia, "observará" em primeira mão esta experiência dos Gorillaz, que deverá ser usada em futuros concertos, diz Godfrey. Sem revelar pormenores das outras actuações - sabe-se que Robbie Williams vai cantar Trippin, do seu álbum Intensive Care, lançado há uma semana, que Madonna cantará Hung Up, do seu próximo álbum, Confessions on a Dancefloor, e que os Black Eyed Peas cantarão My Humps -, Godfrey diz que a performance dos Gorillaz é uma das mais complicadas em termos técnicos e "talvez seja a mais negra" da noite. Demon Days é, segundo os Gorillaz, uma viagem ao mundo dos demónios, "como se o mundo tivesse perdido o sol, como uma saga em episódios".
A julgar pelos jovens que ontem abanavam os braços entusiasticamente, numa plataforma em frente ao palco que se irá mover ao longo da noite, a viagem de Feel good Inc. será também animada. Eles são alguns dos 1500 escolhidos através dos vários castings da MTV para ficarem na arena e terão a tarefa de se moverem quando a plataforma em frente ao palco (redonda, circundada de luzinhas) se mover.
Os Gorillaz estão nomeados para cinco categorias dos prémios MTV Europe e disputam com os Coldplay os de Melhor Banda, Melhor Canção e Melhor Artista do Reino Unido e Irlanda. Os Coldplay foram nomeados ainda para Melhor Álbum e Melhor Artista Rock e os Gorillaz para Melhor Videoclip e Melhor Artista Pop. Os dois grupos vão actuar numa cerimónia que vai durar três horas (das 20h às 23h) e onde estarão, além dos nomes já referidos, os Foo Fighters, Green Day, System Of A Down, Shakira, John Legend, Akon, Pussycat Dolls e Sugababes.

Sugerir correcção