Filho de Murdoch abandonou negócio da família

Rupert Murdoch começa a ficar
sem herdeiros na NewsCorp

Lachlan Murdoch anunciou na semana passada a sua demissão do cargo de administrador na NewsCorp, o grupo do magnata dos media Rupert Murdoch. Ele é o segundo dos quatro filhos adultos de Murdoch a abandonar o negócio da família. O patriarca lamentou a saída de Lachlan; e começa a ficar sem herdeiros para um dos mais influentes grupos do mundo.Rupert Murdoch, de 74 anos, começou a criar o seu império a partir de um grupo de jornais na Austrália. Expandiu-se para a imprensa do Reino Unido, onde também adquiriu posições importantes na televisão por satélite.
Com a entrada no mercado dos EUA, o grupo tornou-se verdadeiramente global. Murdoch (que se naturalizou cidadão americano entretanto) adquiriu o estúdio de Hollywood 20th Century Fox, e criou uma estação televisiva com o mesmo nome.
Hoje, a NewsCorp é um dos titãs mundiais dos media. Mas, ao contrário de grupos como a Time Warner, a Universal ou a Sony, o capital da NewsCorp continua sob o controlo da família fundadora. A fortuna da família Murdoch está avaliada em 4,9 mil milhões de euros.
Murdoch tem quatro filhos adultos. Lachlan, o mais velho (33 anos), era encarado como o mais provável sucessor. Era vice-director operacional da NewsCorp, tendo a seu cargo a supervisão de vários interesses do grupo nos EUA - as televisões, o diário New York Post, a editora Harper Collins - e na Austrália. Lachlan Murdoch deu uma justificação simples para a sua demissão: o trabalho obrigava-o a viver em Nova Iorque, e ele e a mulher (a modelo Sarah O"Hare) preferem viver em Sydney.
A imprensa britânica e americana não deu grande crédito a esta justificação (particularmente a nova-iorquina, para quem a ideia de alguém preferir viver em qualquer sítio que não Nova Iorque será difícil de conceber). O Wall Street Journal escreveu que a saída tinha a ver com divergências entre Lachlan e o pai sobre a gestão da Fox TV. A Economist disse que Lachlan tinha uma má relação com Peter Chernin, o presidente da NewsCorp e "número dois" de Rupert Murdoch. A Newsweek aponta para divergências familiares sobre como a herança será repartida entre os quatro filhos mais velhos de Murdoch e os dois filhos da sua esposa actual, Wendy Deng (ambos muito novos, com apenas dois ou três anos).
Murdoch declarou-se "muito entristecido" com a decisão de Lachlan, e disse ter esperanças de que ele possa voltar a exercer funções no grupo. Mas a situação não é sequer novidade para o magnata.

James, o favoritoOutros dos filhos de Murdoch já havia abandonado a NewsCorp. Em 2000, Elizabeth Murdoch saiu do grupo abruptamente, e fundou a sua própria empresa de comunicação. Dos quatro filhos, restam Prudence (que não tem qualquer posição na NewsCorp) e James. É este último que é encarado como o provável sucessor de Rupert.
James Murdoch é presidente da BSkyB, o ramo inglês de televisão da NewsCorp. Foi nomeado para o cargo pelo pai em 2003, quando tinha apenas 30 anos. A especulação sobre a sucessão vai a tal ponto que James se viu obrigado a garantir que vai continuar associado à NewsCorp na sexta-feira, durante a apresentação de resultados da BSkyB.
A sucessão de Murdoch não tem apenas importância do ponto de vista económico. Nos EUA, a televisão Fox e sobretudo o canal de notícias Fox News, que tem mais audiência que a CNN, tem um cunho político muito vincado de direita, segundo a tendência do seu proprietário. Além disso, o grupo de Murdoch é o mais bem colocado entre todos os gigantes mundiais de media para entrar no colossal mercado da China.
Quanto a Lachlan Murdoch, o seu futuro financeiro não corre riscos. Segundo a Reuters, a sua demissão implica um pagamento da parte da NewsCorp na ordem dos 18 milhões de dólares - 14,6 milhões de euros.

Sugerir correcção