O método Müller- Girardet

É um clã recorrente em Vila do Conde e, este ano, Christoph Girardet, Matthias Müller e Volker Schreiner estão uma vez mais presentes a concurso, a solo ou em projectos de co-autoria. Trazem objectos inconfundíveis, é uma questão de método: foi assim no ano passado com Play, colagem de cenas de filmes que abordam o comportamento do público em salas de espectáculos, de Os 39 Degraus, de Hitchcock, a Sentimento, de Luchino Visconti, e foi assim anteontem à noite com Fiction Artists. Desta vez, o universo é outro e a montagem serve para estabelecer afinidades entre filmes sobre artistas plásticos, para daí fazer emergir um complexo significativo de clichés que ilustram o modo como o cinema tratou essas personagens-tipo. Organizado por módulos - sobre a relação do artista com a obra, sobre a relação do artista com o modelo, sobre a relação do modelo com a obra -, a curta de Girardet e Schreiner acciona imagens familiares - de Titanic, Manhattan ou O Grande Amor da Minha Vida, por exemplo - mas também retratos mais típicos como o Van Gogh / Kirk Douglas, de Vincent Minelli, ou o Jackson Pollock / Ed Harris do biopic de 2000. O método regressa à competição amanhã com Counter, de Volker Schreiner (21h30), e com Album, de Matthias Müller (23h30).

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