Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos

É o filme de um velho e esse é um elogio sério. Quer dizer o quê? Que se filma com lucidez, com frontalidade, quer dizer que se é exacto. Eastwood faz parte de uma raça em extinção - depois dele, não haverá ninguém para reclamar o chão que ele pisa (sim, é para levar à letra quando se diz que ele é "o último dos clássicos") - e "Million Dollar Baby" é a sua obra-prima. Alguém disse em tempos que, depois de ser tomado por John Wayne, Eastwood se tinha tomado por John Ford: em "Million Dollar Baby", ele é Wayne e Ford, os dois ao mesmo tempo, e os dois correm atrás do mesmo, da demonstração de que "tough ain''t enough" (não basta ser duro). Clint Wayne, investido da sua imagem de "duro", rende-se ao afecto (não sem luta, em todo o caso). Clint Ford move-se entre a dureza, a secura de tom (todo o filme, das cenas de boxe ao melodrama é tratado como um combate) e a música suave de três personagens, uma comoventíssima trindade de perdidos da vida. <p/>

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