Posição de Bernardino Soares sobre Coreia do Norte contestada no seio do PCP

Foto
Bernardino Soares disse acreditar que em Pyongyang não existe um regime ditatorial André Kosters/Lusa

As dúvidas assumidas pelo líder parlamentar do PCP quanto à existência de um regime ditatorial na Coreia do Norte já suscitaram algumas contestações no seio do partido. Lino de Carvalho reagiu à posição de Bernardino Soares afirmando não ter qualquer dúvida de que o Governo de Pyongyang não é democrata.

"Pessoalmente, não tenho dúvidas de que a Coreia do Norte não é uma democracia", afirmou o deputado comunista em declarações à TSF, acresentando que apenas hoje teve conhecimento das afirmações do seu parceiro partidário.

Lino de Carvalho reagia assim à posição manifestada por Bernardino Soares na edição de ontem do "Diário de Notícias", onde o líder da bancada do PCP disse ter dúvidas quanto à existência de um regime ditatorial na Coreia do Norte. "Temos falado nisso em vários congressos. Tenho muitas reservas em relação à filtragem da informação feita pelas agências internacionais", afirmou ao diário DN, acrescentando ter dúvidas de que não haja uma democracia naquele país.

Já ontem, o eurodeputado comunista Joaquim Miranda tinha considerado "este novo posicionamento muito grave", ao "contrariar a posição assumida até há bem pouco tempo pelo partido, que era de distanciamento relativamente ao regime em vigor naquele país".

Sugerir correcção
Comentar