Youtube Gaming arranca hoje e a concorrência ao Twitch também

Canal reúne num só lugar o que milhões de utilizadores do YouTube já procuravam no site: conteúdos de vídeojogos.

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O YouTube lança esta quarta-feira a sua plataforma para videojogos, que funciona como aplicação para iOS e Android e site inteiramente dedicado aos jogos, com a transmissão de desafios em tempo real e conteúdos em vídeo dos utilizadores a jogarem ou de outros a fazê-lo.

O canal de videojogos do YouTube foi anunciado em Junho mas só agora chega aos utilizadores – inicialmente apenas nos Estados Unidos e Reino Unido – e vem responder ao que era há muito uma tendência no site de partilha de vídeos. Depois da música, os videojogos são os conteúdos com mais procura no YouTube. A plataforma Gaming vem consolidar a liderança que já se conhecia na procura e juntar num só canal vídeos, streaming de videojogos e a comunidade de jogadores que gosta de partilhar experiências de jogo.

Inicialmente vão estar disponíveis perto de 25 mil jogos, cada um com uma página própria, com os vídeos e imagens em tempo real disponíveis para os utilizadores. Além dos jogos, é possível pesquisar entre criadores de videojogos, por exemplo.

O utilizador pode adicionar um determinado jogo à sua colecção no YouTube e ir consultando todos os vídeos que forem publicados relacionados com esse jogo ou ainda subscrever um canal e receber notificações sempre que começa uma transmissão em directo de um videojogo.

“Queríamos criar um lugar único para todo o conteúdo de jogos”, explicou à BBC o responsável do YouTube para o departamento de jogos. “Neste momento existe uma experiência fragmentada. As pessoas vão a sítios diferentes para conteúdos em tempo real. Temos jogadores fantásticos que ainda não fazem streaming. Agora têm essa oportunidade”, acrescentou Ryan Wyatt.

O responsável sublinha que apesar da criação de um canal próprio, o YouTube não vai alterar a sua forma de disponibilizar conteúdos de videojogos. “A aplicação é uma lente para conteúdos de jogo, e a chave é a descoberta”, explicou, sublinhando que, como até aqui, continua a ser possível ver videojogos no YouTube.

O Youtube Gaming vai concorrer directamente com o Twitch, criado em 2011 e comprado pela Amazon há exactamente um ano por 970 milhões de dólares (735 milhões de euros). À semelhança do que o Gaming irá oferecer, o Twitch permite aos utilizadores assistir a outros a jogar videojogos.

Outra das particularidades do Twitch é ser usado por editoras de jogos para transmitir eventos, como campeonatos mundiais de e-sports, que chegam a ser seguidos por vários milhões de pessoas.

O Youtube Gaming arranca às 17h desta quarta-feira.

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