Twitter fecha primeiro dia em bolsa a valorizar 73%

Mesmo com prejuízo, a procura pelas acções foi grande. Empresa encaixou 1820 milhões de dólares.

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Os responsáveis do Twitter na Bolsa de Nova Iorque REUTERS/Brendan McDermid

Foi um dia em grande para a empresa que ganhou fama por só permitir pequenas mensagens. As acções do Twitter dispararam no dia de estreia em bolsa e chegaram a rondar os 50 dólares. A cotação fechou nos 44,94 dólares, 73% acima dos 26 dólares da oferta pública inicial.

O Twitter terminou o dia com uma capitalização de 2448 milhões de dólares (1825 milhões de euros) e encaixou 1820 milhões de dólares com a operação.

No arranque da sessão na Bolsa de Nova Iorque estiveram os co-fundadores Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, bem como o director-executivo, Dick Costolo, e o responsável financeiro, Mike Gupta.

O toque simbólico de abertura foi pouco convencional e, em vez de ter sido dado pelos responsáveis do Twitter, a empresa decidiu que ficaria nas mãos do actor Patrick Stewart (conhecido pelo papel de Jean-Luc Picard, na série Star Trek), por uma menina de nove anos que montou uma banca de venda de limonada para contribuir para o fim da escravatura infantil, e por uma representante da polícia de Boston. Numa mensagem no Twitter, a Bolsa de Nova Iorque explicou a escolha feita pela empresa com o facto de esta considerar que deve o sucesso aos utilizadores.

A empresa conseguiu uma grande procura pelas acções, apesar de ainda não dar lucro. De acordo com a informação apresentada ao regulador de mercados americano, no primeiro semestre deste ano, a empresa teve perdas de 69 milhões de dólares. Desde a fundação, em 2006, acumulou prejuízos de 419 milhões de dólares. Os investidores, porém, contam que o crescimento acelerado do serviço seja capaz de gerar receitas publicitárias que tornem a empresa rentável. Para além de conteúdo promocional que os anunciantes pagam para que seja exibido aos utilizadores (frequentemente inserido no fluxo de conteúdos a que estes acedem), o Twitter também vende dados a outras empresas.

O negócio do Twitter está também fortemente assente no mercado americano: 23% dos utilizadores estão nos EUA e é neste país que a empresa consegue 75% das receitas. A empresa disse ter planos para reforçar o crescimento noutros países. Quanto entregou a documentação para a oferta de venda inicial, a empresa afirmou ter cerca de 215 milhões de utilizadores em todo o mundo.

As comparações com o fiasco da oferta de venda inicial do Facebook são inevitáveis. Esta rede social estreou-se em bolsa com uma cotação de 34 dólares, tendo afundado ao longo das primeiras horas e fechado praticamente no preço inicial, graças à intervenção dos bancos que conduziram a operação.
 
 

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