Rússia bloqueia Reddit por conteúdos sobre cannabis e alucinogénios

O Roskomnadzor contesta que sejam divulgados artigos a promover a produção e uso de drogas ilegais.

Foto
Cartaz que está a ser divulgado como tendo sido distribuído pelo Roskomnadzor DR

O órgão russo responsável pela supervisão e monotorização do sector das comunicações da Rússia, o Roskomnadzor, bloqueou o Reddit no país por o fórum online não ter retirado conteúdos onde se promove formas de cultivo de cannabis e cogumelos alucinogénicos, foi avançado esta quinta-feira.

O Roskomnadzor pediu a uma das maiores redes sociais na Rússia, a VK.com, para excluir o Reddit, depois de não ter obtido qualquer reacção por parte do fórum online às suas críticas. Em causa estará um grupo que publicou um artigo no fórum sob o título "Minimal and Reliable Methods for Growing Psilocybe", qualquer coisa como métodos minimais e de confiança para cultivar cogumelos alucinogénicos. Além dos cogumelos, terá sido ainda publicado um texto sobre a produção de cannabis.

Segundo a política de utilização do Reddit, qualquer situação ilegal, como a publicação de conteúdos protegidos pelos direitos de autor, é removido do site, mas a discussão de actividades ilegais, como o uso de drogas, não viola as regras do fórum.

O Reddit entra, assim, para a lista de sites bloqueados pelo Roskomnadzor, que neste caso contou com o apoio da agência de controlo de drogas russa. O órgão pede a quem tenha ligações aos administradores do fórum online que os informe da decisão russa, já que não foi conseguido estabelecer qualquer contacto directo com esses responsáveis. Além do bloqueio, o Roskomnadzor lançou um cartaz com a mascote do Reddit acompanhada com a palavra “wanted” (procurado).

Esta não é a primeira vez que o Roskomnadzor bloqueia sites total ou temporariamente. Google, Facebook, Twitter ou Wikipédia estão entre as páginas que já receberam repreensões de Moscovo por não actuarem de acordo com a legislação russa quanto à divulgação de determinados conteúdos digitais.

Após várias actualizações à lei de utilização da Internet, a Rússia determinou recentemente que bloggers ou detentores de páginas com audiências superiores a 3000 pessoas ficam obrigados a registar os seus domínios junto das autoridades.

Sugerir correcção
Comentar