Plataforma para financiar start-ups abre-se à Europa

A Seedrs, co-fundada por um português, permite que qualquer pessoa invista numa empresa. Este ano, foram investidos através do site cerca de 2,6 milhões de euros.

Foto
Carlos Silva, nas instalações da Seedrs em Lisboa Nuno Ferreira Santos

A partir desta segunda-feira, a Seedrs, uma empresa que tem estado a crescer no Reino Unido, permitirá a qualquer pessoa na Europa investir em start-ups. Em troca, o investidor fica com uma parte da empresa e com a esperança de colher dividendos quando, e se, o negócio for um sucesso.

A plataforma abre as portas do financiamento de risco, uma actividade tipicamente restrita a investidores profissionais, que têm acesso a capital, conhecem o meio e sabem navegar pelos meandros legais. Até agora, o serviço podia ser usado apenas em Inglaterra. Foi lançado em meados de 2012, tem 25 mil utilizadores registados (embora nem todos tenham financiado projectos) e o dinheiro angariado na plataforma aumentou este ano 600% face ao ano passado: desde Janeiro, foram angariados através da Seedrs um pouco mais de 2,2 milhões de libras, cerca de 2,6 milhões de euros.

A empresa foi fundada em 2009, pelo português Carlos Silva, presidente e director de operações, e pelo americano Jeff Lynn, que é o director executivo. Conheceram-se num MBA em Oxford. Carlos Silva fora estudar para Inglaterra com a ideia de montar uma empresa. Nessa altura, percebeu que obter o financiamento inicial é um obstáculo grande para empreendedores, mesmo que as quantias necessárias sejam pequenas. E foi então que surgiu a ideia. Hoje, a Seedrs emprega 17 pessoas, distribuídas entre em Londres (onde está a sede) e Lisboa, onde trabalha a maior parte da equipa.

Investir 12 euros
Para quem investe através da Seedrs, todo o processo decorre online. As start-ups apresentam o negócio na plataforma, dizem quanto pretendem angariar (frequentemente, algumas dezenas de milhares de libras) e que parcela da empresa estão dispostas a dar em troca. Os utilizadores podem investir tão pouco como dez libras (cerca de 12 euros), ficando com uma participação na empresa correspondente ao investimento feito. Se a start-up conseguir angariar a totalidade dos fundos que pretende, a Seedrs cobra uma comissão de 7,5%.

Por mês, a plataforma recebe entre 50 e 60 candidaturas de empresas que querem angariar dinheiro. Selecciona cerca de metade. Não é avaliada a possibilidade de sucesso (tarefa que fica para os investidores), mas os responsáveis fazem alguma triagem e tentam garantir que a informação que os empreendedores apresentam é correcta.

Rentabilizar o investimento feito numa start-up implica tipicamente esperar alguns anos e Carlos Silva não esconde que o risco é grande. A Seedrs ainda não tem nenhum caso de sucesso para contar, algo que o fundador espera que aconteça num prazo de “três a cinco anos”. Já os insucessos “garantidamente acontecem mais cedo”.

A internacionalização da plataforma vai agora permitir a qualquer pessoa na Europa fazer investimentos. Mas ainda há limitações. Todas as transacções são feitas em libras, embora haja planos para integrar a possibilidade de usar euros. Por outro lado, as start-ups que quiserem usar a Seedrs têm de ter sede no Reino Unido. É um processo rápido e barato, assegura Carlos Silva, depois do qual a empresa inglesa pode ser detentora da empresa que já tiver sido registada noutro país. Na prática, diz, “tem poucas implicações para as start-ups, que podem estar em qualquer sítio” (recentemente, algumas start-ups portuguesas transferiram-se para Inglaterra, precisamente para poderem ter acesso a capital de risco).

A Seedrs não dá lucro. “As receitas que temos são insignificantes para o que queremos”, diz Carlos Silva, apontando para “daqui a um ano” o ponto em que a empresa deixará de dar prejuízo. Por ora, conta com múltiplos investidores, desde o antigo senhorio de Carlos Silva em Inglaterra, até amigos, familiares e investidores profissionais. Pela primeira vez, está em negociações com um grupo de capital de risco português, que pondera participar numa ronda de investimento na qual pelo menos 12,6% da empresa serão entregues a troco de 750 mil libras, números que colocam o valor da companhia em quase seis milhões.

A oportunidade de financiamento foi aberta a investidores institucionais, que deverão representar 40% a 50% do capital nesta ronda. Mas qualquer pessoa poderá usar o próprio site  da Seedrs para comprar também um pouco da empresa.

Sugerir correcção
Comentar